Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação: estrutura fatorial

Autores

Palavras-chave:

Validade do Teste, Testes Psicológicos, Superdotado

Resumo

A relevância da avaliação das altas habilidades /superdotação (AH/S) pode ser compreendida dentro de uma proposta que busca a valorização dos pontos fortes, aptidões e talentos dos indivíduos, a prevenção de problemas sociais e emocionais decorrentes da ausência de identificação. Nesse sentido, pode-se afirmar sua proximidade com os pressupostos da Psicologia Positiva. Perante a lacuna de instrumentos específicos para avaliação desse fenômeno, a construção de uma escala de triagem de indicadores de AH/S foi iniciada. Dentre os estudos para investigação de suas qualidades psicométricas, o presente estudo apresenta os resultados da análise fatorial confirmatória. As respostas de 216 avaliações, feitas pelos professores de estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, foram analisadas. Índices de ajuste adequados foram encontrados, confirmando um modelo teórico multidimensional, que abrange, na escala, cinco domínios em que a AH/S pode se manifestar: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico. 

Biografia do Autor

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Karina da Silva Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pós doutoranda em Psicologia na Universidade São Francisco, doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

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Publicado

2019-10-30

Como Citar

Nakano, T. de C., & da Silva Oliveira, K. (2019). Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação: estrutura fatorial. Avaliação Psicológica, 18(4). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/18478

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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