Dimensões pessoais e contextuais da excelência: Estudo com cientistas brasileiros

Autores

  • Maria Célia Bruno Mundim Kroton Educacional
  • Solange Muglia Wechsler Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Leandro da Silva Almeida Universidade do Minho - Portugal

Palavras-chave:

Excelência, Produtividade, Pesquisador, Personalidade, Gênero

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as variáveis pessoais e contextuais que influenciam a produção da excelência em pesquisadores brasileiros. Participaram do estudo 109 pesquisadores, bolsistas de produtividade do CNPq nível I, selecionados pela plataforma  LATTES. O Questionário do Perfil de Excelência foi administrado on-line e composto de perguntas semi-abertas sobre aspectos cognitivos, de personalidade, biográficos e contextuais. A análise das respostas por área científica e gênero foram feitas pelo Qui-quadrado. Houve diferenças significativas entre homens e mulheres das diferentes áreas científicas quanto à fase de interesse pela profissão, na idade adulta para mulheres e infância para homens (χ2= 6.863), bem como em relação às características persistência (χ2 = 8.511) e inconformismo (χ2 = 4.825) mais valorizadas pelas mulheres para a carreira científica. Os resultados sugerem que o gênero e a área de conhecimento influenciam mais as variáveis pessoais do que as contextuais na excelência científica.

Biografia do Autor

Maria Célia Bruno Mundim, Kroton Educacional

Psicóloga, doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é professora conteudista autônoma na Kroton Educacional.

Solange Muglia Wechsler, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Leandro da Silva Almeida, Universidade do Minho - Portugal

Professor catedrático do Instituto de Educação / Universidade do Minho - Portugal.

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Publicado

2019-10-30

Como Citar

Mundim, M. C. B., Wechsler, S. M., & Almeida, L. da S. (2019). Dimensões pessoais e contextuais da excelência: Estudo com cientistas brasileiros. Avaliação Psicológica, 18(4). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/18578

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