Interação Precoce Mãe-Criança: Fidedignidade da Versão Brasileira do Sistema Observacional CITMI-R

Autores

  • Patrícia Alvarenga Universidade Federal da Bahia
  • Maria Ángeles Cerezo Universitat de Valencia

Palavras-chave:

interação mãe-criança, observação, análise sequencial

Resumo

Este estudo apresenta dados sobre a fidedignidade da versão brasileira do Sistema de Codificação da Interação Precoce Mãe-Criança - CITMI-R. Este sistema permite o registro sequencial da interação em tempo real. Baseou-se na análise de 16 episódios de interação livre aos oito e aos 18 meses de vida da criança. Duas duplas de observadores independentes codificaram os seis minutos iniciais de cada episódio. Os valores de Kappa aos oito e aos 18 meses foram 0.80 e 0.86, respectivamente. Os resultados para as categorias comportamentais específicas revelaram valores mais modestos, embora aceitáveis. A discussão destaca o potencial do instrumento para pesquisa e intervenção, e sugere alternativas no que se refere ao treinamento, e a aspectos metodológicos que podem ser aprimorados em futuros estudos de fidedignidade. 

Biografia do Autor

Patrícia Alvarenga, Universidade Federal da Bahia

Patrícia Alvarenga é Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia.

Maria Ángeles Cerezo, Universitat de Valencia

Maria Ángeles Cerezo é Doutora em Psicologia pela Universidad de Madrid e Catedrática do Departamento de Psicologia Básica da Universitat de Valencia.

Publicado

2016-09-13

Como Citar

Alvarenga, P., & Cerezo, M. Ángeles. (2016). Interação Precoce Mãe-Criança: Fidedignidade da Versão Brasileira do Sistema Observacional CITMI-R. Avaliação Psicológica, 13(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8080

Edição

Seção

Estudo Teórico