Produção de metáforas, pensamento divergente figural e verbal: Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologia

Autores

  • Ana Paula David Universidade do Minho
  • Maria de Fátima Morais Universidade do Minho
  • Ricardo Primi Universidade São Francisco
  • Fabiano Koich Miguel Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

criatividade, escolarização, produção de metáforas, avaliação psicológica.

Resumo

Esta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos diferentes anos e áreas. A avaliação foi realizada com Torrance Tests of Creative Thinking e Teste de Criação de Metáforas. Foram constatadas diferenças significativas, com superioridade para o 12º ano e AV. Tomando a área curricular, encontraram-se correlações significativas entre sucesso escolar e desempenho em construção de metáforas e fluência, particularmente em CT. Outros resultados são discutidos no texto. Os resultados podem sugerir participação da escola no desenvolvimento da criatividade nos alunos e sua valorização acadêmica. Porém, alguns questionamentos podem ser levantados na relação da criatividade com o desempenho escolar, sobretudo tomando diferentes áreas e até disciplinas diferentes na mesma área.

Biografia do Autor

  • Ana Paula David, Universidade do Minho
    Ana Paula David, Mestrado em Ciências da Educação
  • Maria de Fátima Morais, Universidade do Minho
    Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho
  • Ricardo Primi, Universidade São Francisco
    Professor associado do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade São Francisco.
  • Fabiano Koich Miguel, Universidade Estadual de Londrina
    Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2016-09-19

Edição

Seção

Estudo Teórico

Como Citar

Produção de metáforas, pensamento divergente figural e verbal: Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologia. (2016). Avaliação Psicológica, 12(2). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8450

Artigos Semelhantes

1-10 de 324

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)