Avaliação neuropsicológica da drogadição: prejuízos das funções executivas em usuários de cocaína e crack

Autores

  • Vinícius Renato Thomé Ferreira Faculdade Meridional - IMED
  • Bruna Tolotti Colognese Consultório Particular

Palavras-chave:

Neuropsicologia, Funções executivas, Cocaína, Crack

Resumo

O uso abusivo de substâncias é comportamento que causa danos significativos à saúde, sendo considerado um dos principais problemas de saúde pública. A compreensão dos prejuízos ocasionados é fundamental para que os profissionais da saúde mental possam traçar estratégias mais eficazes de tratamento. A presente pesquisa propôs-se a investigar alterações neuropsicológicas em usuários cocaína e crack, identificando prejuízos nas funções executivas. Cinco pacientes, usuários de cocaína e/ou crack, participaram do estudo, por meio de aplicação de uma entrevista semiestruturada, do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve (Neupsilin), Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST) e Teste não verbal de inteligência geral – BETA III. Os resultados da avaliação demonstraram prejuízos na velocidade de processamento cognitivo, dificuldade no raciocínio geral e dificuldades em tarefas envolvendo atenção e memória na maioria dos sujeitos. Sendo estas funções necessárias ao funcionamento executivo, pode-se estimar que estes prejuízos na cognição e comportamento dos pacientes prejudiquem a aderência ao tratamento e manutenção da abstinência.

Biografia do Autor

Vinícius Renato Thomé Ferreira, Faculdade Meridional - IMED

doutor em Psicologia pela pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), graduado em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1998), especialista em Relações Familiares pela UPF (2002), e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Coordenou a estruturação da Escola de Psicologia da Faculdade Meridional (IMED) e atualmente é Diretor Acadêmico. Foi professor da Universidade do Contestado e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campi Erechim e Santo Ângelo em nível de graduação. Realizou atendimentos psicológicos na clínica de 2000 a 2009. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em intervenção terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, bioética, psicopatologia, psicologia evolucionista, psicologia cognitiva, avaliação psicológica e psicoterapia. Desenvolve trabalhos de divulgação científica e da psicologia e é membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Bruna Tolotti Colognese, Consultório Particular

Psicóloga pela Faculdade Meridional - IMED, 2012. Psicóloga Clínica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em avaliação psicológica, dependência química, atendimento sistêmico de casal e família e desenvolvimento de projetos de prevenção voltados para grupos de adolescentes.

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Ferreira, V. R. T., & Colognese, B. T. (2016). Avaliação neuropsicológica da drogadição: prejuízos das funções executivas em usuários de cocaína e crack. Avaliação Psicológica, 13(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8909

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.