Psychological duty and academic suffering

a phenomenological study

Authors

  • Paulo Eduardo Evangelista Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-9691-6141
  • Gabriela Viana Universidade Federal de Minas Gerais
  • Joana Brentano Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v14i1.22868

Keywords:

Psychological duty, Psychological suffering, Academic community, Hermeneutical Phenomenology

Abstract

Psychological Duty as a modality of clinical care offers listening to existential sufferings in different contexts. At the University, the Psychological Duty takes place at the Applied Psychology Service of the institution. The aim of this study is to describe the psychological suffering of the internal community of the institution that was attended by the Psychological Duty Service during 2019. For this, we read the reports of these visits, written by on duty psychology students, using the Hermeneutic Phenomenological method. In total, 12 categories were created to describe the demands present in the reports. Understanding the psychological suffering of the academic community promotes the development of mental health care and attention devices in universities.

Author Biographies

Paulo Eduardo Evangelista, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor de psicologia fenomenológico-existencial na UFMG. Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Mestre em Filosofia pela PUC-SP e Psicólogo pela PUC-SP. Autor de artigos e organizador de livros sobre Daseinsanalyse, psicologia fenomenológica existencial e autor de Psicologia Fenomenológica Existencial - A Prática Psicológica à luz de Heidegger (Ed. Juruá, 2016).

Gabriela Viana, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com previsão de formatura em Agosto de 2022. Experiência em pesquisa acadêmica atuando no Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde (LAVIS-UFMG), voltada à Psicologia do Esporte. Foi membro voluntária do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (LAPS-UFMG), com pesquisa voltada ao envelhecimento na sociedade atual a partir de uma perspectiva Fenomenológica-Existencial. Foi pesquisadora bolsista de iniciação científica em Psicologia Fenomenológico-Existencial sob orientação do professor Paulo Eduardo R. A. Evangelista, financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG (PRPq). Atualmente é membro voluntária do corpo de plantonistas do Plantão Psicológico no SPA da UFMG, membro voluntária do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (LAPS-UFMG) e integrante do grupo de pesquisa Psicologia, Fenomenologia Existencial e Contemporaneidade.

Joana Brentano, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi pesquisadora bolsista de Iniciação Científica pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG. Foi membro voluntária do corpo de plantonistas do Plantão Psicológico no SPA da UFMG, membro voluntária do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (LAPS-UFMG) e integrante do grupo de pesquisa Psicologia, Fenomenologia Existencial e Contemporaneidade.

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Published

2022-04-17

How to Cite

Evangelista, P. E. ., Viana, G., & Brentano, J. (2022). Psychological duty and academic suffering: a phenomenological study. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 14(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v14i1.22868

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