Evidências de validade da versão adaptada para o português do questionário TPACK Survey for Meaningful Learning

Autores

  • Luiz Gustavo Ribeiro Rolando Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - Instituto Oswaldo Cruz http://orcid.org/0000-0001-9673-8293
  • Daniel Fábio Salvador Fundação Cecierj
  • Roberta Flávia Ribeiro Rolando Vasconcellos Unigranrio
  • Maurício Roberto Motta Pinto da Luz Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - Instituto Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

conhecimento, tecnologia educacional, validade

Resumo

Ancorado no modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge, o presente estudo apresenta os resultados do processo de adaptação transcultural e verificação das evidências de validade para o instrumento TPACK Survey for Meaningful Learning. Participaram 472 professores de Biologia do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj). Os resultados obtidos demonstraram que houve boa compreensão e aceitação das assertivas adaptadas. As análises estatísticas realizadas indicam que a versão brasileira apresenta evidências de validade e confiabilidade, possibilitando a disponibilização de um instrumento de avaliação inédito no contexto brasileiro, em relação a percepção do professor acerca das suas diferentes bases de conhecimento.

Publicado

2018-01-15

Como Citar

Rolando, L. G. R., Salvador, D. F., Vasconcellos, R. F. R. R., & Luz, M. R. M. P. da. (2018). Evidências de validade da versão adaptada para o português do questionário TPACK Survey for Meaningful Learning. Avaliação Psicológica, 17(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/13157

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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