Critérios metodológicos para a avaliação de programas de intervenção em Psicologia

Autores

  • Helen Durgante Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Débora Dalbosco Dell’Aglio Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Programa, Avaliação, Eficácia, Efetividade, Viabilidade,

Resumo

A área de avaliação de programas de intervenção em Psicologia ainda é incipiente no Brasil, embora o processo de monitoramento e avaliação de programas seja fundamental para o aperfeiçoamento de práticas e alocação de recursos para fins de desenvolvimento social. Este artigo teórico visa discutir conceitos/definições na área de avaliação de programas, além de apresentar critérios científicos adotados para avaliação de eficácia e efetividade de programas de intervenção. São apresentados critérios metodológicos, de acordo com agências internacionais de referência, para intervenções de promoção de saúde e prevenção de doenças, assim como diferentes indicadores de resultados de programas de intervenção. O artigo destaca também critérios para avaliar estudos de viabilidade/piloto, como prática ainda pouco comum, tanto em contexto nacional quanto internacional. Por fim, é ressaltada a importância dos critérios científicos na elaboração, desenvolvimento e avaliação de programas de intervenção na área de saúde.

Biografia do Autor

Helen Durgante, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

PPG Psicologia - UFRGS

Débora Dalbosco Dell’Aglio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

PPG Psicologia - UFRGS

Publicado

2017-10-15

Como Citar

Durgante, H., & Dell’Aglio, D. D. (2017). Critérios metodológicos para a avaliação de programas de intervenção em Psicologia. Avaliação Psicológica, 16(4). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/13986

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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