Critérios metodológicos para a avaliação de programas de intervenção em Psicologia

Autores/as

  • Helen Durgante Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Débora Dalbosco Dell’Aglio Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palabras clave:

Programa, Avaliação, Eficácia, Efetividade, Viabilidade,

Resumen

A área de avaliação de programas de intervenção em Psicologia ainda é incipiente no Brasil, embora o processo de monitoramento e avaliação de programas seja fundamental para o aperfeiçoamento de práticas e alocação de recursos para fins de desenvolvimento social. Este artigo teórico visa discutir conceitos/definições na área de avaliação de programas, além de apresentar critérios científicos adotados para avaliação de eficácia e efetividade de programas de intervenção. São apresentados critérios metodológicos, de acordo com agências internacionais de referência, para intervenções de promoção de saúde e prevenção de doenças, assim como diferentes indicadores de resultados de programas de intervenção. O artigo destaca também critérios para avaliar estudos de viabilidade/piloto, como prática ainda pouco comum, tanto em contexto nacional quanto internacional. Por fim, é ressaltada a importância dos critérios científicos na elaboração, desenvolvimento e avaliação de programas de intervenção na área de saúde.

Biografía del autor/a

Helen Durgante, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

PPG Psicologia - UFRGS

Débora Dalbosco Dell’Aglio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

PPG Psicologia - UFRGS

Publicado

2017-10-15

Cómo citar

Durgante, H., & Dell’Aglio, D. D. (2017). Critérios metodológicos para a avaliação de programas de intervenção em Psicologia. Avaliação Psicológica, 16(4). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/13986

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos similares

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.