Validação do Questionário de Monitoramento Parental

Autores

  • Cynthia Cassoni pesquisadora de pós-doc no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Luciana Carla dos Santos Elias professora doutora Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil
  • Edna Maria Marturano professora titular aposentada Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil
  • Anne Marie Fontaine professora titular do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto. Porto, Portugal

Palavras-chave:

validação de instrumento, monitoramento parental, análise fatorial confirmatória.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi estudar as propriedades psicométricas do Questionário de Monitoramento Parental (QMP). Alunos de escolas públicas participaram em dois momentos, no 5º (N = 415) e no 6º ano (N = 379). Foram utilizados: QMP, Prova Brasil, Questionário para Avaliação do Autoconceito1 e Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças. Realizou-se a Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Confirmatória (AFC) para avaliar o ajustamento do modelo estrutural. Também se explorou a consistência interna, a fidedignidade teste-reteste e a validade convergente e discriminante. A AFE indicou dois fatores, confirmados na AFC, correspondentes ao monitoramento paterno e materno. Essa estrutura apresentou indicadores aceitáveis de fidedignidade e validade discriminante. Associações com medidas de autoconceito, satisfação com a vida e desempenho escolar adicionaram suporte à validade de constructo do QMP. A evidência preliminar de confiabilidade e validade do instrumento justifica a realização de novas pesquisas para aprimorá-lo.

 

Biografia do Autor

Cynthia Cassoni, pesquisadora de pós-doc no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Programa de Pós-graduação da Psicologia Social - UERJ

Publicado

2019-06-18

Como Citar

Cassoni, C., Elias, L. C. dos S., Marturano, E. M., & Fontaine, A. M. (2019). Validação do Questionário de Monitoramento Parental. Avaliação Psicológica, 18(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16277

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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