Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita: Evidências de validade baseadas na TRI

Autores

  • Léia Gonçalves Gurgel Professora substituta do Departamento de FOnoaudiologia da UFSC. http://orcid.org/0000-0003-2679-1798
  • Livia Padilha de Teixeira UFRGS
  • Vanessa Kaiser Doutoranda do PPG em Ciências da Saude da UFCSPA
  • Monica Maria Celestina Oliveira UFCSPA
  • Caroline Tozzi Reppold UFCSPA

Palavras-chave:

Estudos de validade, psicometria, adolescentes, Teoria de Resposta ao Item

Resumo

Este estudo objetiva buscar evidências de precisão e de validade com base na estrutura interna do Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita, utilizando a Teoria de Resposta ao Item. Foram incluídos 304 participantes de Porto Alegre, entre 10 e 17 anos. Utilizou-se o TIDE, cujo objetivo é avaliar o potencial de aprendizagem em escrita narrativa de adolescentes. Verificou-se a dimensionalidade dos módulos em análise por meio de análise fatorial, satisfazendo critério para a realização das análises por meio da TRI. O módulo pré-teste foi ajustado para o modelo Logístico de dois parâmetros, com Alpha de Cronbach de 0,82. Todos os itens apresentaram valores adequados de discriminação, entre 1,88 e 3,49. A dificuldade dos itens variou de -0,01 a 1,27. O módulo instrucional foi ajustado pelo modelo de resposta gradual de Samejima, apresentando Alpha de Cronbach foi de 0,91. Observou-se, portanto, evidências de validade com base na estrutura interna do TIDE.

Biografia do Autor

Léia Gonçalves Gurgel, Professora substituta do Departamento de FOnoaudiologia da UFSC.

FOnoaudóloga (UFCSPA), mestre e doutora em Ciencias da Saúde (UFCSPA), Pós doutora em psicologia do Ensino e da Aprendizagem (UFCSPA). Professora substituta do Departamento de Fonoaudiologia da UFSC, campus Florianópolis.

Livia Padilha de Teixeira, UFRGS

Psicóloga, doutoranda em Psicologia da UFRGS.

Vanessa Kaiser, Doutoranda do PPG em Ciências da Saude da UFCSPA

Psicóloga (UFCSPA), mestre e doutoranda em Ciencias da Saúde (UFCSPA).

Monica Maria Celestina Oliveira, UFCSPA

Estatistica (UFBA), Doutora em Epidemiologia (UFRGS), Departamento de Saúde Coletiva UFCSPA.

Caroline Tozzi Reppold, UFCSPA

Psicologa (UFRGS), mestre e doutora em Psicologia (UFRGS), Departamento de Psicologia UFCSPA.

Referências

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Gurgel, L. G., Teixeira, L. P. de, Kaiser, V., Oliveira, M. M. C., & Reppold, C. T. (2022). Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita: Evidências de validade baseadas na TRI. Avaliação Psicológica, 20(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/18908

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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