VALIDAÇÃO DO TESTE NÃO-VERBAL DE INTELIGÊNCIA SON-R 2½-7[a]

Autores

  • Jacob Arie Laros Universidade de Brasília
  • Girlene Ribeiro de Jesus Universidade de Brasília
  • Camila Akemi Karino Universidade de Brasília

Palavras-chave:

PSicometria, Inteligência, teste não-verbal de inteligência, validade de construto, SON-R 2½-7[a]

Resumo

Este artigo apresenta evidências da validade de construto no Brasil do SON-R 2½-7[a], a versão abreviada do SON-R 2½-7 que possui estudos de normatização e validação realizados em vários países Europeus. O SON-R 2½-7[a] é um instrumento não-verbal que avalia amplas áreas de inteligência para crianças entre 2½ e 7 anos. Os dados da amostra nacional de normatização brasileira com 1.200 crianças foram analisados, utilizando tanto análise fatorial exploratória como análise fatorial confirmatória. Os resultados apóiam a distinção adotada no teste entre a escala de execução e a escala de raciocínio. Os resultados indicam uma boa validade de construto do SON-R 2½-7[a] e sugerem que o teste é uma ferramenta promissora para a avaliação das habilidades cognitivas de crianças no Brasil.

Publicado

2016-09-13

Como Citar

Laros, J. A., Ribeiro de Jesus, G., & Karino, C. A. (2016). VALIDAÇÃO DO TESTE NÃO-VERBAL DE INTELIGÊNCIA SON-R 2½-7[a]. Avaliação Psicológica, 12(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8012

Edição

Seção

Estudo Teórico

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