Validade em Provas Adaptativas Informatizadas: Alternativa para avaliar a população com deficiência visual

Autores

  • Aura Nidia Herrera Universidad Nacional de Colombia
  • Rocío Barajas Sierra Universidad Nacional de Colombia
  • Gillen Javier Jiménez Universidad Nacional de Colombia

Palavras-chave:

Validade, Provas Adaptativas Informatizadas, Deficiência visual

Resumo

Este artigo centra o seu interesse na importância da validade dentro dos processos de avaliação psicológica de pessoas com deficiência física, incluindo aqueles que são cegos ou de baixa visão, e no desenvolvimento das Provas Adaptativas Informatizadas como uma alternativa para a avaliação dessa população. Apresenta-se uma revisão sobre o conceito de validade a partir das abordagens contemporâneas dominantes, e sobre o desenvolvimento das Provas Adaptativas Informatizadas, o problema da sua validade e os alcances dessa tecnologia como uma alternativa para avaliar pessoas cegas. Finalmente, o trabalho deixa em aberto a possibilidade de futuros desenvolvimentos e pesquisas sobre alternativas de avaliação com equidade para a população com deficiência física.

Biografia do Autor

Aura Nidia Herrera, Universidad Nacional de Colombia

Psicóloga.

Profesora asociada y deirectora del Laboratorio de Psicometría.

Universidad Nacional de Colombia

Rocío Barajas Sierra, Universidad Nacional de Colombia

Psicóloga

Candidata a Master en Psicología

Gillen Javier Jiménez, Universidad Nacional de Colombia

Psicólogo

Candidato a Master en Psicología

Publicado

2016-10-03

Como Citar

Herrera, A. N., Barajas Sierra, R., & Jiménez, G. J. (2016). Validade em Provas Adaptativas Informatizadas: Alternativa para avaliar a população com deficiência visual. Avaliação Psicológica, 14(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9799

Edição

Seção

Estudo Teórico

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