Revisão do Inventário de Ciúme Romântico e verificação das propriedades psicométricas pelo modelo de Rasch para dados dicotômicos.
Keywords:
Psicometria, Validade, CiúmeAbstract
O ciúme romântico diz respeito a um conjunto de reações exibidas frente à ameaça de perda de um parceiro romântico para um possível rival. No Brasil são poucos os instrumentos para avaliação desse construto, entre eles, o Inventário de Ciúme Romântico (ICR). Este estudo teve como objetivo revisar os itens do ICR, visando melhorar a compreensão aos itens e testar seu funcionamento em uma amostra distinta do estudo de construção do teste. Ainda, buscou-se verificar evidências de validade da versão modificada do ICR com base na estrutura interna por meio da aplicação da análise fatorial confirmatória e do modelo de Rasch para dados dicotômicos; e verificou-se o impacto de características individuais na severidade do ciúme romântico. Para tanto, o ICR foi aplicado em 400 participantes com idade variando entre 18 e 76 anos (M = 29,96; DP = 11,73), sendo 62% do sexo feminino. Os dados encontrados corroboram a literatura na área, indicando que o ciúme romântico é composto por diversos fatores, o que é refletido também na versão presentemente revisada do ICR. Além disso, outras questões específicas do construto são discutidas no artigo.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.