Perceived Emotional Intelligence Assessment – The Portuguese validation of Schutte’s Emotional Intelligence Scale (SEIS-P)
Keywords:
Inteligência Emocional, Schutte, Análise Fatorial, Validação Estatística, Língua PortuguesaAbstract
O objetivo deste estudo foi expandir o domínio de avaliação científica da inteligência emocional (percebida) e validar a Escala de Inteligência Emocional de Schutte (SEIS) para adultos falantes de língua portuguesa. A amostra pesquisada foi formada por 2380 indivíduos, todos falantes de português, com idade média de 34.91 anos. A análise da validade fatorial mostrou quatro fatores, semelhante aos estudos internacionais de referência com esta escala, que explicaram 45.56% da variância total. Em consonância com os antecedentes teóricos e instrumentais, os quatro fatores foram denominados: Reconhecimento das emoções dos outros; Reconhecimento e comunicação de suas próprias emoções; Gerenciamento de suas próprias emoções e Uso de emoções. A confiabilidade do instrumento adaptado mostrou características psicométricas válidas para avaliar a inteligência emocional percebida, sugerindo que a versão em português da SEIS mantém a validade do conteúdo e uma estrutura regular, em comparação com versões previamente adaptadas e exploradas.Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.