Expectativas de Sucesso Profissional de Ingressantes na Educação Superior: Estudo Comparativo

Authors

Keywords:

Aspiração Profissional, Instituição de Ensino Superior, Avaliação Psicológica

Abstract

Este estudo teve como objetivo investigar as expectativas de sucesso profissional de estudantes ingressantes na educação superior, considerando gênero, modalidade de ingresso na universidade (sistema universal ou de cotas) e tipo de estudante (trabalhador ou não).Participaram do estudo 6.913 estudantes de uma universidade pública federal brasileira. Utilizou-se a Escala Brasileira de Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior que avalia sete fatores: Formação Acadêmica de Qualidade, Compromisso Social e Acadêmico, Ampliação das Relações Interpessoais, Oportunidade de Internacionalização e Intercâmbio, Perspectiva de Sucesso Profissional, Preocupação com a Autoimagem e Desenvolvimento de Competências Transversais. Para este estudo foram considerados os dados relativos ao fator Perspectiva de Sucesso Profissional. Os resultados revelam uma maior expectativa de sucesso profissional para mulheres e estudantes não trabalhadores e podem subsidiar instituições de ensino superior a criarem estratégias e serviços que contribuam para o futuro profissional dos estudantes considerando os distintos perfis discentes.

Author Biographies

Denise de Souza Fleith, Universidade de Brasília

Denise de Souza Fleith é psicóloga, Ph.D. em Psicologia Educacional (University of Connecticut), professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e pesquisadora do CNPq.

Cristiano Mauro Assis Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Cristiano Mauro Assis Gomes é psicólogo, doutor em Psicologia (UFMG), professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do CNPq.

Claisy Maria Marinho-Araújo, Universidade de Brasília

Claisy Maria Marinho-Araujo é psicóloga, doutora em Psicologia (UnB) e professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho

Leandro Silva Almeida é psicólogo, doutor em Psicologia (Universidade do Porto) e professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal.

References

Almeida, L., Costa, A. R., Alves, F., Gonçalves, P., & Araújo, A. M. (2012). Expectativas acadêmicas dos alunos do ensino superior: Construção e validação de uma escala de avaliação. Psicologia, Educação e Cultura, 16(1), 70-85. Retrieved from http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/2356/1/ART_LeandroAlmeida_2012_DOG.pdf

Araújo, A. M. (2017). Sucesso no ensino superior: Uma revisão e conceptualização. Revista de Estudios y Investigación en Psicología y Educación, 4(2), 132-141. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.4.2.3207

Araújo, A. M., Almeida, L. S., Costa, A. R., Alfonso, S., Conde, A., & Deaño, M. (2015). Variáveis pessoais e socioculturais de diferenciação de expectativas académicas: Estudo com alunos do norte de Portugal e Galiza. Revista Portuguesa de Educação, 28(1), 201-220. Retrieved from http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7057

Arinõ, D. O., & Delvan, J. S. (2018). As trajetórias dos acadêmicos bolsistas do ProUni: Desafios e estratégias de enfrentamento. Psicologia em Pesquisa, 12(2), 1-10. https://doi.org/10.24879/2018001200200192

Barnier, J., Briatte, F., & Larmarange, J. (2018). Questionr: Functions to make surveys processing easier. Retrieved from https://CRAN.R-project.org/package=questionr

Bicalho, L.C., Araújo, W. M., & Belisário, V. (2013). Entre mundos: A trajetória de jovens de baixa renda. Revista Arquivo Brasileiro de Educação, 1(2), 47-61. Retrieved from http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2013v1n2p47/7953

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral

sciences (2nd ed.). Hillsdale, MI: Lawrence Erlbaum Associates.

Cole, J. S. (2017). Concluding comments about student transition to higher education. Higher Education, 73(3), 529-551. https://doi.org/10.1007/s10734-016-0091-z

Diniz, A. M., Alfonso, S., Araújo, A. M., Deaño, M., Costa, A. R., Conde, A., & Almeida, L. S. (2018). Gender differences in first year college students’ academic expectations, Studies in Higher Education, 43(4), 689-701. https://doi.org/10.1080/03075079.2016.1196350

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2018). Sinopses estatísticas da educação superior 2017. Retrieved from http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior

Komsta, L., & Novomestky, F. (2015). Moments: Moments, cumulants, skewness, kurtosis and related tests. Retrieved from https://CRAN.R-project.org/package=moment

Kuh, G. D., Gonyea, R. M., & Williams, J. M. (2005). What students expect from college and what they get. In T. Miller, B. Bender & J. Schuh (Eds.), Promoting reasonable expectations: Aligning student and institutional thinking about the college experience (pp. 34-64). San Francisco, CA: Jossey-Bass/National Association of Student Personnel Administrators.

Lane, M., & Colon, G. (2016). The impact of literacy, numeracy and computer skills on earnings and employment outcomes. Paris, França: OECD.

Macbeth, G., Razumiejczyk, E., & Ledesma, R. D. (2011). Cliff’s delta calculatos: A non-parametric effect size program for two groups of observations. Universitas Psychologica, 10 (2), 545-555. Retrieved from http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S165792672011000200018&lng=en&nrm=iso

Marinho-Araujo, C. M., Fleith, D. S., Almeida, L. S., Bisinoto, C., & Rabelo, M. L. (2015). Adaptação da Escala Expectativas Acadêmicas de Ingressantes na Educação Superior. Avaliação Psicológica, 14(1), 133-141. https://doi.org/10.15689/ap.2015.1401.15

Mello, Z. R. (2008). Gender variation in developmental trajectories of educational and occupational expectations and attainment from adolescence to adulthood. Developmental Psychology, 44(4), 1069-1080. https://doi.org/10.1037/0012- 1649.44.4.1069

Moreno, P. F., & Soares, A. B. (2014). O que vai acontecer quando eu estiver na universidade? Expectativas de jovens estudantes brasileiros. Aletheia, 45(2), 114-127. https://doi.org/10.9788/TP2014.2-05

Muthén, L.K., & Muthén, B.O. (1998-2015). Mplus user’s guide (7th ed.). Los Angeles, CA: Muthén & Muthén.

Oliveira, C. T., Santos, A. S., & Dias, A. C. G. (2016). Expectativas de universitários sobre a universidade: Sugestões para facilitar a adaptação acadêmica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(1), 43-53. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902016000100006

Organisation for Economic Co-operation and Development. (2018a). Education at glance 2018. OECD Indicators. Paris, França: OECD. Retrieved from http://dx.doi.org/10.1787/eag-2018-en

Organisation for Economic Co-operation and Development. (2018b). The future of education and skills. Education 2030. Paris, França: OECD. Retrieved from https://www.oecd.org/education/2030/E2030%20Position%20Paper%20(05.04.2018).pdf

Paula, M. F. C. (2017). Políticas de democratização da educação superior brasileira: Limites e desafios para a próxima década. Avaliação da Educação Superior, 22(2), 301-315. https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200002

Porto, A. M. S., & Soares, A. B. (2017a). Expectativas e adaptação acadêmica em estudantes universitários. Psicologia: Teoria e Prática, 19(1), 208-219. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p2018-219

Porto, A. M. S., & Soares, A. B. (2017b). Diferenças entre expectativas e adaptação acadêmica de universitários de diversas áreas do conhecimento. Análise Psicológica, 35(1), 13-24. https://doi.org/10.14417/ap.1170

Prado, R. M. (2018). Identificação e promoção do talento feminino: Conhecendo trajetórias e despertando potenciais (Tese de doutorado). Universidade de Brasília, Brasília.

Prado, R. M., & Fleith, D. S. (2018). Female leadership talent development: The Brazilian context. Avances en Psicologia Latinoamericana, 36(2), 363-372. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.461

Presidência da República. (2010). Decreto n. 7.234 de 19/ 07/2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Brasília, DF: Presidência da República. Retrieved from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm

Presidência da República. (2012). Lei no 12.711, de 29/12/ 2012 (Lei de Cotas - dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio). Brasília, DF: Presidência da República. Retrieved from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm

Presidência da República. (2013). Portaria n. 389, de 09/05/2013. Cria o Programa de Bolsa Permanência e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Retrieved from http://portal.mec.gov.br/docman/programas-e-acoes/programa-bolsa-permanencia/68911-portaria-389-09052013/file

R Core Team. (2018). R: A language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing. Retrieved from http://www.R-project.org/

Ristoff, D. (2014). O novo perfil do campus brasileiro: Uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação, 19(3), 723-747. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000300010

Soares, A. B., Leme, V. B. R., Gomes, G., Penha, A. P., Maia, F. A., Lima, C. A., … Araújo, A. M. (2018). Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do ensino superior. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(1), 206-223. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1809-52672018000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Sousa, H., Bardagi, M. P., & Nunes, C. H. S. S. (2013). Autoeficácia na formação superior e vivências de universitários cotistas e não cotistas. Avaliação Psicológica 12(2), 253-261. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712013000200016&script=sci_abstract

Teixeira, M. A. P., Dias, A. C. G., Wottrich, S. H., & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 185-202. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100013

Torchiano, M. (2017). Effsize: Efficient effect size computation. version 0.7.1. Retrieved from https://CRAN.R-project.org/package=effsize

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2017). Education: Enrolment by education level. Retrieved from http://data.uis.unesco.org

Vargas, H. M., & Paula, M. F. C. (2013). A inclusão do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante na educação superior: Desafio público a ser enfrentado. Avaliação, 18(2), 459-485. 10.1590/S1414-40772013000200012

World Economic Forum - WEF. (2016). The Global Gender Gap Report 2016. Geneva, Switzerland: World Economic Forum. Retrieved from http://www3.weforum.org/docs/GGGR16/WEF_Global_Gender_Gap_Report_2016.pdf

Published

2019-10-24

How to Cite

Fleith, D. de S., Gomes, C. M. A., Marinho-Araújo, C. M., & Almeida, L. S. (2019). Expectativas de Sucesso Profissional de Ingressantes na Educação Superior: Estudo Comparativo. Avaliação Psicológica, 19(3). Retrieved from https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/17412

Issue

Section

Relato de Pesquisa

Similar Articles

<< < 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.