TAREFAS PREDITORAS DE OTIMISMO EM CRIANÇAS (TAPOC) CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE

Authors

  • Claudia de Moraes Bandeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Claudia Hofheinz Giacomoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Claudio Simon Hutz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

otimismo, escala de otimismo, desenvolvimento de escala, otimismo em crianças

Abstract

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma escala de otimismo para crianças (Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças - TAPOC). A TAPOC foi elaborada para avaliar o otimismo em crianças que estão em processo de alfabetização através de historietas e desenhos coloridos. Investigaram-se evidências de validade e fidedignidade e procurou-se avaliar o nível de otimismo das crianças dessa amostra, assim como, verificar possíveis diferenças entre sexo e faixa etária. Participaram 190 crianças (51,1% meninos) entre quatro e oito anos de idade de escolas privadas da Região Sul do Brasil. Foram realizadas análises fatoriais que apontaram para a solução unifatorial e a versão final do instrumento contou com 12 itens. A escala apresentou boas evidências de validade e de confiabilidade. Os resultados não apontaram diferenças significativas nos níveis de otimismo entre as idades ou entre os sexos.

Author Biographies

Claudia de Moraes Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialista em Psicoterapia de Abordagens Sistêmicas pela Prontamente Clínica da Família. Tem experiência na área de Psicologia, como psicoterapeuta de família, adolescentes e adultos. Pesquisadora associada do Laboratório de Mensuração da UFRGS. Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Social e da Personalidade, Psicologia Positiva, Avaliação Psicológica, Família, Gênero e Bullying.

Claudia Hofheinz Giacomoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), possui mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), com realização de período de estágio sanduíche na Yale University durante o ano de 1999. É professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao longo da trajetória profissional vem atuando na área da Avaliação Psicológica e Psicologia Positiva. Possui pesquisas nos seguintes temas: construção de instrumentos de avaliação psicológica, psicologia positiva, bem-estar subjetivo, desenvolvimento infantil, adolescência, satisfação de vida e otimismo.

Claudio Simon Hutz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Haifa (1973), mestrado em Psicologia - University of Iowa (1979) e doutorado em Psicologia - University of Iowa (1981). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da ANPEPP e do IBAP e participou em comissões da CAPES, CNPQ, FAPERGS e FAPESP. Foi Chefe de Departamento, Coordenador do Programa de PG em Psicologia e Diretor do Instituto de Psicologia da UFRGS. Suas linhas de pesquisa são nas áreas da Psicologia Positiva, Desenvolvimento Social e da Personalidade e Avaliação Psicológica e Psicometria (com ênfase na construção e validação de instrumentos para a avaliação da personalidade).

Published

2016-10-07

How to Cite

Bandeira, C. de M., Giacomoni, C. H., & Hutz, C. S. (2016). TAREFAS PREDITORAS DE OTIMISMO EM CRIANÇAS (TAPOC) CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE. Avaliação Psicológica, 14(2). Retrieved from https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9905

Issue

Section

Relato de Pesquisa

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >> 

Similar Articles

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.