Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes: Avaliação do Autoconceito, Autoeficácia, Autoestima e Valor

Autores/as

  • Bianca Cristine Gomide Costa Universidade de Brasília

Palabras clave:

autoconceito, autoestima, autoeficácia, escala, escola

Resumen

Este estudo objetivou construir e investigar evidências de validade estrutural da Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes, que avalia autoconceito, autoeficácia e autoestima escolar e valor atribuído à habilidade escolar. Participaram do estudo 812 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Minas Gerais. Os dados foram analisados com modelamento por equação estrutural, análise fatorial confirmatória e teste de alpha de Cronbach. O modelo estrutural proposto apresentou bom ajuste aos dados (χ²[145]= 475,299; CFI = 0,98; RMSEA=0,053). Todas as relações item-fator propostas apresentaram betas maiores do que 0,30. Foram encontrados razoáveis índices de consistência interna: autoconceito escolar, α= 0,69; valor atribuído à escola, α= 0,79; autoeficácia escolar, α= 0,74; e autoestima escolar, α= 0,72. Os dados fornecem respaldo empírico quanto à validade estrutural da escala. Esse instrumento representa um avanço nas medidas de self, apontando a possibilidade de uma definição e mensuração diferencial dos construtos. 

Publicado

2017-05-15

Cómo citar

Gomide Costa, B. C. (2017). Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes: Avaliação do Autoconceito, Autoeficácia, Autoestima e Valor. Avaliação Psicológica, 16(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12154

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.