Mini-Exame do Estado Mental: evidências de validade baseadas na estrutura interna

Autores/as

  • Denise Mendonça de Melo Universidade Federal de Juiz de Fora http://orcid.org/0000-0002-5324-5875
  • Altemir José Gonçalves Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Anita Liberalesso Neri UNICAMP

Palabras clave:

Envelhecimento, Mini Exame do Estado Mental, Avaliação Cognitiva, Análise Fatorial

Resumen

Como são escassas as pesquisas que investigaram empiricamente a dimensionalidade do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), este estudo teve como objetivo obter evidências de validade baseadas na estrutura interna para essa medida por meio de análise de componentes principais (ACP) e de análise fatorial confirmatória (AFC). A amostra de 2734 idosos da comunidade foi dividida aleatoriamente em dois grupos: ACP (n=1361) e AFC (n=1373). Na ACP, uma solução com cinco componentes – Habilidades Escolares, Orientação, Memória de Curto Prazo, Memória-Evocação e Memória-Reconhecimento – foi a mais adequada. Quatro modelos de estrutura interna foram testados com AFC, incluindo o formado na ACP. Três modelos com estrutura multidimensional de cinco fatores e um fator de segunda ordem apresentaram índices de ajuste satisfatórios, o que não ocorreu com o modelo unidimensional. Assim, o MEEM parece ser uma medida multidimensional, mas estudos adicionais são recomendados.

 

Biografía del autor/a

Denise Mendonça de Melo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Psicóloga. Mestre em Gerontologia pela Unicamp. Doutoranda em Psicologia pela UFJF. Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFJF. Instituto de Ciências Humanas. Departamento de Psicologia.

Altemir José Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF. Instituto de Ciências Humanas. Departamento de Psicologia.

Anita Liberalesso Neri, UNICAMP

Professora do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Unicamp. Faculdade de Ciências Médicas.

Publicado

2017-04-15

Cómo citar

de Melo, D. M., Barbosa, A. J. G., & Neri, A. L. (2017). Mini-Exame do Estado Mental: evidências de validade baseadas na estrutura interna. Avaliação Psicológica, 16(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12179

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.