Investigando evidências de validade de conteúdo e estrutural das tarefas de um treino cognitivo para idosos
Palabras clave:
Treino cognitivo, Validade de conteúdo, Validade EstruturalResumen
O presente artigo objetiva reportar os resultados de dois estudos de validade conduzidos em um treino cognitivo para idosos. O modelo teórico adotado para a intervenção previu a estimulação de cinco habilidades cognitivas. Um estudo de validade de conteúdo foi conduzido por meio de uma análise de juízes com um grupo de 16 especialistas na área. Os resultados apontaram para uma baixa concordância entre os avaliadores (índice Fleiss Kappa = 0,11; -0,02 < icc < 0,12, p = 0,18). Um estudo de validade estrutural investigou a replicabilidade do modelo teórico em uma análise fatorial bayesiana. Os resultados apontaram para adequação e convergência do modelo de 5 fatores (teste diagnóstico de Heidel: p < 0,05 para os itens), porém, a distribuição das tarefas não foi integralmente confirmada no modelo empírico. Conclui-se pela confirmação parcial do modelo teórico adotado para o treino.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.