Inventário de Depressão de Beck II: exame pela Teoria do Traço Latente

Autores/as

Palabras clave:

sintomas depressivos, BDI-II, Teoria do Traço Latente

Resumen

Este estudo tem o objetivo de avaliar as capacidades psicométricas do Inventário de Depressão de Beck – Segunda Versão (BDI-II) com base em técnicas da Teoria do Traço Latente. A amostra contou com 2.385 participantes entre 13 e 85 anos residentes no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os seguintes métodos foram utilizados: Modelagem de Equação Estrutural Exploratória, Análise de Classe Latente e Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo. Observou-se a possibilidade de que o BDI-II possa ser um instrumento prioritariamente unidimensional com subfatores mais restritos (modelo bifator). Encontrou-se evidências de que o instrumento apresente precisão de medida para a mensuração da gravidade dos sintomas depressivos. Também, pontos de corte foram sugeridos a partir da Análise de Classe Latente, verificando a possibilidade de três distintas classes em termos de gravidade dos sintomas depressivos: mínimos, leves e moderados a graves.

Biografía del autor/a

Marli Appel da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

Colaboradora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

Guilherme Welter Wendt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutorando no Departamento de Psicologia Social e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista PDJ/CNPq.

Irani Iracema de Lima Argimon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital do Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Publicado

2018-06-15

Cómo citar

da Silva, M. A., Wendt, G. W., & Argimon, I. I. de L. (2018). Inventário de Depressão de Beck II: exame pela Teoria do Traço Latente. Avaliação Psicológica, 17(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14651

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.