Evidências psicométricas do Cuestionario de Dependencia Emocional (CDE)

Autores/as

  • Patrícia Nunes da Fonsêca Universidade Federal da Paraíba
  • Ricardo Neves Couto Universidade Federal do Piauí
  • Paulo Gregório do Nascimento Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Clara Lohana Cardoso Guimarães Universidade Federal da Paraíba
  • Mayara de Oliveira Silva Machado Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Dependência emocional, Autoestima, Relacionamentos, Testes psicológicos.

Resumen

Objetivou-se adaptar o Cuestionario de Dependencia Emocional (CDE), reunindo evidências de validade e precisão, especificamente verificar o padrão de relação com autoestima. Para tanto, foram realizados dois estudos com participantes oriundos de uma capital do nordeste do Brasil. No primeiro (n = 244) foi realizado a adaptação do CDE e executada uma análise fatorial exploratória, a qual sugeriu uma estrutura unifatorial. No segundo (n = 236), executou-se uma análise fatorial confirmatória, o que corroborou o modelo unifatorial. Ademais, realizou-se a correlação de Pearson (r) que evidenciou uma relação negativa e estatisticamente significativa (r = -0,34; p < 0,001) entre autoestima e a dependência emocional, indicando validade convergente. Ademais, constatou-se precisão satisfatória em ambos os estudos. Conclui-se que o CDE é válido e fidedigno, podendo auxiliar na avaliação de indivíduos que estão em relacionamentos amorosos e na busca de um consenso acerca do conceito e das dimensões da dependência emocional.

Biografía del autor/a

Patrícia Nunes da Fonsêca, Universidade Federal da Paraíba

Mestra e Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Pós-Graduação em Psicologia Social da UFPB, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Humano, Educacional e Social (NEDHES).

Ricardo Neves Couto, Universidade Federal do Piauí

Mestre e doutorando em Psicologia Social (UFPB). Membro do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Humano, Educacional e Social (NEDHES). Professor substituto da UFPI (Departamento de Psicologia).

Paulo Gregório do Nascimento Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente é doutorando em Psicologia Social (UFPB) e Membro do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Humano, Educacional e Social (NEDHES).

Clara Lohana Cardoso Guimarães, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande e Mestranda pela UFPB. Membro do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Humano, Educacional e Social (NEDHES).

Mayara de Oliveira Silva Machado, Universidade Federal da Paraíba

Psicopedagoga (UFPB) e mestranda em Psicologia Social pela mesma instituição. Integrante do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Humano, Educacional e Social (NEDHES).

Publicado

2020-04-01

Cómo citar

Fonsêca, P. N. da, Couto, R. N., Silva, P. G. do N., Guimarães, C. L. C., & Machado, M. de O. S. (2020). Evidências psicométricas do Cuestionario de Dependencia Emocional (CDE). Avaliação Psicológica, 19(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16791

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.