PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA ALMOST PERFECT SCALE-REVISED ADAPTADA PARA O PORTUGUÊS
Palabras clave:
Almost-Perfect-Scale (APS-R), Perfeccionismo, Propriedades Psicométricas, Modelagem de equação estrutural exploratóriaResumen
O perfeccionismo é um construto multidimensional cujo estudo vem aumentando desde 1990. Em 2001, Slaney e colaboradores criaram a Almost Perfect Scale-Revised composta por três dimensões: Padrões, Discrepância e Ordem. Porém, até a data não havia medidas de perfeccionismo para brasileiros. Assim, o presente estudo objetivou analisar as propriedades psicométricas e testar modelos confirmatórios para adaptação da APS-R para brasileiros. Participaram universitários (n=814) do sexo masculino e feminino (81%), idade média de 25 anos (7,57), de diferentes cursos de graduação, os quais responderam à APS-R e a um questionário de caracterização sociodemográfica. Os 23 itens da escala carregaram nos fatores propostos e cada dimensão apresentou índices de consistência interna satisfatórios (0,75 à 0,89). Dentre os modelos estruturais testados, o modelo bi-fatorial mostrou-se superior ao original de três fatores e outro de dois. Diferenças culturais na expressão do perfeccionismo podem ser responsáveis por isto. São discutidas limitações e implicações do estudo
Citas
Arana, F. G., Keegan, E., & Rutsztein, G. (2009). Adaptación de una medida multidimensional de perfeccionismo: la Almost Perfect Scale-Revised (APS-R). Un estudio preliminar sobre sus propiedades psicométricas en una muestra de estudiantes universitarios argentinos. Revista Evaluar, 9, 35–53. Recuperado de: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revaluar/article/view/463
Asparouhov, T., & Muthén, B. (2009). Exploratory structural equation modeling. Structural equation modeling: a multidisciplinary journal, 16(3), 397-438. http://doi.org/10.1080/10705510903008204
Cazan, A. (2016). Almost Perfect Scale - Validity of a Perfectionism Scale on a Romanian University Sample. Romanian Journal of Experimental Applied Psychology, 7(1), 367–371.
Chan, D. W. (2010). Perfectionism Among Chinese Gifted and Nongifted Students in Hong Kong: The Use of the Revised Almost Perfect Scale. Journal for the Education of the Gifted. Orange, 34(1), 68–98. http://doi.org/10.1177/016235321003400104
Egan, S. J., Piek, J. P., & Dyck, M. J. (2015). Positive and Negative Perfectionism and the Big Five Personality Factors. Behaviour Change, 32(02), 104–113. http://doi.org/10.1017/bec.2015.3
Egan, S. J., Wade, T. D., Shafran, R., & Antony, M. M. (2014). Cognitive-behavioral treatment of perfectionism. Cognitive-behavioral treatment of perfectionism. New York: Guilford Publications
Flett, G. L., & Hewitt, P. L. (2016). Still Measuring Perfectionism After All These Years: Reflections and an Introduction to the Special Issue on Advances in the Assessment of Perfectionism. Journal of Psychoeducational Assessment, 1–5. http://doi.org/10.1177/0734282916651540
Freiberg, A., Stover, J., de la Iglesia, G., & Fernández, M. (2013). Correlaciones policóricas y tetracóricas en estudios factoriales exploratorios y confirmatorios. Ciencias Psicológicas, 7(2),151-164
Frost, R. O., Marten, P., Lahart, C., & Rosenblate, R. (1990). The dimensions of perfectionism. Cognitive Therapy and Research, 14(5), 449–468. http://doi.org/10.1007/BF01172967
Gäde, J. C., Schermelleh-Engel, K., & Klein, A. G. (2017). Disentangling the common variance of perfectionistic strivings and perfectionistic concerns: A bifactor model of perfectionism. Frontiers in Psychology, 8(FEB). http://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00160
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman.
Handley, A. K., Egan, S. J., Kane, R. T., & Rees, C. S. (2015). A randomised controlled trial of group cognitive behavioural therapy for perfectionism. Behaviour Research and Therapy, 68, 37–47. http://doi.org/10.1016/j.brat.2015.02.006
Hewitt, P. L., Flett, G. L., Turnbull-Donovan, W., & Mikail, S. F. (1991). The Multidimensional Perfectionism Scale: Reliability, validity, and psychometric properties in psychiatric samples. Psychological Assessment, 3(3), 464–468. http://doi.org/10.1037/1040-3590.3.3.464
Hu, L. T., & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, 6(1), 1–55. http://doi.org/10.1080/10705519909540118
Kim, L. E., Chen, L., MacCann, C., Karlov, L., & Kleitman, S. (2015). Evidence for three factors of perfectionism: Perfectionistic Strivings, Order, and Perfectionistic Concerns. Personality and Individual Differences, 84, 16–22. http://doi.org/10.1016/j.paid.2015.01.033
Ferrando, P. J., & Lorenzo-Seva, U. (2014). El análisis factorial exploratorio de los ítems: algunas consideraciones adicionales. Anales de Psicología, 30(3), 1170-1175.
Mitchell, J. H., Newall, C., Broeren, S., & Hudson, J. L. (2013). The role of perfectionism in cognitive behaviour therapy outcomes for clinically anxious children. Behaviour Research and Therapy, 51(9), 547–554. http://doi.org/10.1016/j.brat.2013.05.015
Mobley, M., Slaney, R. B., & Rice, K. G. (2005). Cultural validity of the Almost Perfect Scale--Revised for African American college students. Journal of Counseling Psychology, 52(4), 629–639. http://doi.org/http://dx.doi.org/10.1037/0022-0167.52.4.629
Park, H.-J. (2009). Validation of the Almost Perfect Scale-Revised. The Korean Journal of Counseling and Psychotherapy, 21(1), 131–149.
Pasquali, L. (2017). Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação (4th ed.). Petrópolis, RJ: Editora Vozes.
Rice, K. G., & Ashby, J. S. (2007). An efficient method for classifying perfectionists. Journal of Counseling Psychology, 54(1), 72–85. http://doi.org/10.1037/0022-0167.54.1.72
Rice, K. G., Ashby, J. S., & Slaney, R. B. (2007). Perfectionism and the Five-Factor Model of Personality. Assessment, 14(4), 385–398. http://doi.org/10.1177/1073191107303217
Rodriguez, A., Reise, S. P., & Haviland, M. G. (2016). Evaluating Bifactor Models : Calculating and Interpreting Statistical Indices, 21(2), 137–150. http://doi.org/http://dx.doi.org/10.1037/met0000045
Rodriguez, A., Reise, S. P., Haviland, M. G., Rodriguez, A., Reise, S. P., & Applying, M. G. H. (2015). Applying Bifactor Statistical Indices in the Evaluation of Psychological Measures Applying Bifactor Statistical Indices in the Evaluation of Psychological Measures, 3891(November). http://doi.org/10.1080/00223891.2015.1089249
Sastre-Riba, S., Pérez-Albéniz, A., & Fonseca-Pedrero, E. (2016). Assessing perfectionism in children and adolescents: Psychometric properties of the Almost Perfect Scale Revised. Learning and Individual Differences, 49, 386–392. http://doi.org/10.1016/j.lindif.2016.06.022
Slaney, R., Rice, K., Mobley, M., Trippi, J., & Ashby, J. S. (2001). The Revised Almost Perfect Scale. Measurement and Evaluation in Counseling & Development, 34(3), 130–145.
Smith, M. M., Smith, M. M., & Saklofske, D. H. (2017). The Structure of Multidimensional Perfectionism : Support for a Bifactor Model With a Dominant General Factor The Structure of Multidimensional Perfectionism : Support for a Bifactor Model With a Dominant General Factor, (April). http://doi.org/10.1080/00223891.2016.1208209
Stairs, A. M., Smith, G. T., Zapolski, T. C. B., Combs, J. L., & Settles, R. E. (2012). Clarifying the construct of perfectionism. Assessment, 19(2), 146–66. http://doi.org/10.1177/1073191111411663
Stoeber, J., Otto, K., Bardi, A., Giner-Sorolla, R., Hamilton-West, K., Joor-Mann, J., … Weick, M. (2006). Positive conceptions of perfectionism: Approaches, evidence, challenges. Personality and Social Psychology Review, 10(4), 295–319. http://doi.org/10.1207/s15327957pspr1004
Stoeber, J. (2018). The psychology of perfectionism: Critical issues, open questions, and future directions. In J. Stoeber (Ed.), The psychology of perfectionism: Theory, research, applications. London: Routledge.
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics. Pearson, 24. http://doi.org/10.1037/022267
Törnblom, A. W., Werbart, A., & Rydelius, P. A. (2013). Shame Behind the Masks: The Parents’ Perspective on Their Sons’ Suicide. Archives of Suicide Research, 17(3), 242–261. http://doi.org/10.1080/13811118.2013.805644
Vandiver, B. J., & Worrell, F. C. (2002). The reliability and validity of scores on the Almost Perfect Scale–Revised with academically talented middle school students. The Journal of Secondary Gifted Education, 3(Spring), 108–119. http://doi.org/10.4219/jsge-2002-372
Walton, G. E., Hibbard, D. R., Coughlin, C., & Coyl-Shepherd, D. D. (2018). Parenting, personality, and culture as predictors of perfectionism. Current Psychology, 1-13. https://doi.org/10.1007%2Fs12144-018-9793-y
Wang, K. T., Puri, R., Slaney, R. B., Methikalam, B., & Chadha, N. (2012). Cultural Validity of Perfectionism Among Indian Students. Measurement and Evaluation in Counseling and Development, 45(1), 32–48. http://doi.org/10.1177/0748175611423109
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.