Produção de metáforas, pensamento divergente figural e verbal: Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologia

Autores/as

  • Ana Paula David Universidade do Minho
  • Maria de Fátima Morais Universidade do Minho
  • Ricardo Primi Universidade São Francisco
  • Fabiano Koich Miguel Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

criatividade, escolarização, produção de metáforas, avaliação psicológica.

Resumen

Esta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos diferentes anos e áreas. A avaliação foi realizada com Torrance Tests of Creative Thinking e Teste de Criação de Metáforas. Foram constatadas diferenças significativas, com superioridade para o 12º ano e AV. Tomando a área curricular, encontraram-se correlações significativas entre sucesso escolar e desempenho em construção de metáforas e fluência, particularmente em CT. Outros resultados são discutidos no texto. Os resultados podem sugerir participação da escola no desenvolvimento da criatividade nos alunos e sua valorização acadêmica. Porém, alguns questionamentos podem ser levantados na relação da criatividade com o desempenho escolar, sobretudo tomando diferentes áreas e até disciplinas diferentes na mesma área.

Biografía del autor/a

Ana Paula David, Universidade do Minho

Ana Paula David, Mestrado em Ciências da Educação

Maria de Fátima Morais, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho

Ricardo Primi, Universidade São Francisco

Professor associado do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade São Francisco.

Fabiano Koich Miguel, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2016-09-19

Cómo citar

David, A. P., Morais, M. de F., Primi, R., & Miguel, F. K. (2016). Produção de metáforas, pensamento divergente figural e verbal: Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologia. Avaliação Psicológica, 12(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8450

Número

Sección

Estudo Teórico

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.