Produção de metáforas, pensamento divergente figural e verbal: Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologia
Palabras clave:
criatividade, escolarização, produção de metáforas, avaliação psicológica.Resumen
Esta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos diferentes anos e áreas. A avaliação foi realizada com Torrance Tests of Creative Thinking e Teste de Criação de Metáforas. Foram constatadas diferenças significativas, com superioridade para o 12º ano e AV. Tomando a área curricular, encontraram-se correlações significativas entre sucesso escolar e desempenho em construção de metáforas e fluência, particularmente em CT. Outros resultados são discutidos no texto. Os resultados podem sugerir participação da escola no desenvolvimento da criatividade nos alunos e sua valorização acadêmica. Porém, alguns questionamentos podem ser levantados na relação da criatividade com o desempenho escolar, sobretudo tomando diferentes áreas e até disciplinas diferentes na mesma área.Publicado
2016-09-19
Cómo citar
David, A. P., Morais, M. de F., Primi, R., & Miguel, F. K. (2016). Produção de metáforas, pensamento divergente figural e verbal: Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologia. Avaliação Psicológica, 12(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8450
Número
Sección
Estudo Teórico
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.