Dimensões da personalidade e autoavaliação dos adolescentes como estudantes: alguns indicadores através de um modelo multinomial
Palabras clave:
Personalidade, Autoavaliação como estudante, Ajustamento escolar, Adolescentes, Teste MMPI-AResumen
Neste trabalho analisamos a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam globalmente como estudantes. A amostra foi constituída por 351 adolescentes dos 14 aos 18 anos, distribuídos por diversos níveis de escolaridade, entre o 9º e o 12º ano. Os instrumentos foram a versão experimental portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A), particularmente as dimensões do Sumário Estrutural do MMPI-A, e um questionário que incluiu a autoavaliação global dos adolescentes como estudantes, expressa em quatro categorias qualitativas, entre Abaixo da Média e Muito Bom. Num modelo de regressão multinomial identificamos a personalidade como um preditor da autoavaliação que os adolescentes fazem de si como estudantes, destacando-se os resultados significativos nas dimensões Imaturidade e Desajustamento Global, o que remete para a importância de características envolvendo o controlo dos impulsos e a autorregulação, bem como a emocionalidade positiva, no modo como os adolescentes se autoavaliam.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.