Inventário de significado do trabalho para profissionais das indústrias criativas do Rio Grande do Norte: evidências de validade

Autores

  • Pedro F. Bendassolli UFRN
  • Joatã Soares Coelho Alves UFRN
  • Camila Costa Torres UFRN

Palavras-chave:

Significado do trabalho, MOW, Indústrias criativas, Profissionais criativos

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o significado do trabalho para profissionais das indústrias criativas do Estado do Rio Grande do Norte. Adota-se a definição desse constructo proposta pelo Meaning of Work Research Team (MOW), segundo a qual o significado do trabalho é composto pelas dimensões centralidade, normas societais, e resultados valorizados. Participaram desta pesquisa 230 profissionais criativos de diversos setores das indústrias criativas potiguares. Os dados foram coletados mediante aplicação de subescalas adaptadas do MOW. Técnicas multivariadas foram usadas na análise. Os resultados indicam ser o significado do trabalho compreendido em cinco dimensões, em ordem decrescente de importância: uma expressiva, relacionada a autonomia e desenvolvimento pessoal; uma envolvendo aspectos econômicos/instrumentais do trabalho; outra relacionada ao papel social do trabalho, se manifestando no tipo de empresa, tarefas e ocupação; uma quarta relacionada a resultados esperados do trabalho; e a última dimensão sobre centralidade. O estudo contribui com a literatura de significado do trabalho ao discutir as especificidades desses achados em relação às indústrias criativas locais.

Biografia do Autor

Pedro F. Bendassolli, UFRN

Psicólogo pela UNESP. Doutor em Psicologia Social pela USP. Realizou estágio pós-doutoral na Université PARIS IX (Centre de Recherche Management & Organisation, sob a tutela de Jean-François Chanlat), e no Instituto de Psicologia da UNB (Departamento de Psicologia Social e do Trabalho). Atualmente, é professor do Departamento de Psicologia da UFRN e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da mesma instituição.

Joatã Soares Coelho Alves, UFRN

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Mestrando do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho.

Camila Costa Torres, UFRN

Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (1999), com mestrado (2001) e doutorado (2007) em Psicologia, com ênfase em Ergonomia, pela mesma instituição. Atua como professora de nível superior desde 2001. Ingressou, em 2009, no cargo de professor adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

Publicado

2016-09-20

Como Citar

Bendassolli, P. F., Soares Coelho Alves, J., & Costa Torres, C. (2016). Inventário de significado do trabalho para profissionais das indústrias criativas do Rio Grande do Norte: evidências de validade. Avaliação Psicológica, 13(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8706

Edição

Seção

Estudo Teórico