Análise semântica e evidências de validade baseadas no conteúdo da Escala Metacognitiva para Idosos.
Palabras clave:
metacognição, idosos, medidasResumen
Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as evidências de validade baseadas no conteúdo e realizar a análise semântica dos itens de uma escala destinada à avaliação da metacognição em idosos. Para atingir este objetivo, a pesquisa foi dividida em três etapas: elaboração da Escala de Metacognição Sênior (EMETA-S) com base na literatura nacional e internacional, a investigação das evidências de validade baseadas no conteúdo por meio da avaliação de três juízes especialistas, verificar se as instruções e os itens eram compreensíveis por parte da população alvo por meio da aplicação em uma amostra piloto. Tais procedimentos resultaram em modificações na redação das instruções e dos itens, bem como nos descritores da escala.Publicado
2016-09-22
Cómo citar
França, A. B. (2016). Análise semântica e evidências de validade baseadas no conteúdo da Escala Metacognitiva para Idosos. Avaliação Psicológica, 13(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9041
Número
Sección
Estudo Teórico
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.