ESCALA DE POSITIVIDADE: EVIDÊNCIAS INICIAIS DE VALIDADE PARA ADOLESCENTES BRASILEIROS
Palavras-chave:
Psicologia Positiva, Adolescentes, Positividade, Evidência de ValidadeResumo
A positividade refere-se à disposição do indivíduo para avaliar positivamente os diversos aspectos da vida. Estudos demonstram os efeitos benéficos da positividade na vida das pessoas em diversos domínios, incluindo a performance no trabalho e nas relações sociais. Na adolescência, a positividade apresenta-se como um importante fator de proteção para o desenvolvimento saudável. O presente estudo apresenta evidências iniciais de validade da Escala de Positividade (EP) para uma amostra de 638 adolescentes brasileiros (67,7 % do sexo feminino; idade média = 15,19; DP = 2,40). Análises fatoriais exploratória e confirmatória indicaram solução unifatorial para a EP, corroborando sua estrutura original. A validade convergente foi evidenciada por meio de correlações positivas moderadas entre a EP e os indicadores de esperança, otimismo, autoestima, e saúde mental. Este estudo amplia as evidências de validade da EP no contexto brasileiro e oferece uma nova ferramenta para os estudos da Psicologia Positiva desenvolvidos com adolescentes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.