A inserção da psicologia escolar na educação popular: Um relato de experiência

an experience account

Autores

  • Aline Beckmann Menezes FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
  • Cristiane Martinez de Almeida UniFamaz
  • Rachel Coelho Ripardo Teixeira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v14i1.22673

Palavras-chave:

psicologia escolar, educação popular, relato de experiência

Resumo

Este relato de experiência se propôs a contribuir com a inserção da Psicologia Escolar no contexto da Educação Popular. Participaram do projeto 180 estudantes e 10 professores, pertencentes ao movimento de educação popular. Foram realizadas oficinas e um projeto. Observou-se que em todas as turmas em que se realizaram as oficinas sobre depressão e ansiedade, houve engajamento, devido a identificações com os sintomas apresentados e relação com o ENEM. Sobre o projeto de orientação profissional, houve o registro de falas a respeito de incapacidade de executar determinadas profissões e desmotivação. Com relação aos professores, as queixas sinalizadas correspondiam à falta de organização interna e solicitação de oficinas no início do ano letivo. Considerou-se que a proposta deste trabalho foi alcançada, pois proporcionou a todos os envolvidos um espaço de diálogo igualitário, evidenciando a existência de fatores externos ao ambiente educacional e que influenciavam diretamente no desempenho acadêmico e escolha profissional.

Biografia do Autor

  • Aline Beckmann Menezes, FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA

    Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico das Faculdades Integradas Ipiranga.

    Professora Substituta da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará

  • Cristiane Martinez de Almeida, UniFamaz

    Mestre em Neurociências e Comportamento (UFPA). Pós-Graduada - MBA Gestão de Pessoas. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência como docente na área de Psicologia. É psicóloga do Núcleo de Apoio ao Docente e Discente do UNIFAMAZ. Clínica e Escolar. Atua como Psicóloga Clínica e Escolar.

  • Rachel Coelho Ripardo Teixeira, Universidade Federal do Pará

    Professora Adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC - UFPA) desde 2017 e colaboradora da Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (NTPC - UFPA). Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP - 2015). Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2011). Psicóloga formada pela Universidade Salvador (Bahia - 2009). Temas de pesquisa: Psicologia Evolucionista, Evolução do Comportamento Humano, Teoria do Apego e Adoecimento na pós-graduação

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Publicado

2022-04-17

Como Citar

A inserção da psicologia escolar na educação popular: Um relato de experiência: an experience account. (2022). Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 14(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v14i1.22673

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