A inserção da psicologia escolar na educação popular: Um relato de experiência
an experience account
DOI:
https://doi.org/10.26823/nufen.v14i1.22673Palavras-chave:
psicologia escolar, educação popular, relato de experiênciaResumo
Este relato de experiência se propôs a contribuir com a inserção da Psicologia Escolar no contexto da Educação Popular. Participaram do projeto 180 estudantes e 10 professores, pertencentes ao movimento de educação popular. Foram realizadas oficinas e um projeto. Observou-se que em todas as turmas em que se realizaram as oficinas sobre depressão e ansiedade, houve engajamento, devido a identificações com os sintomas apresentados e relação com o ENEM. Sobre o projeto de orientação profissional, houve o registro de falas a respeito de incapacidade de executar determinadas profissões e desmotivação. Com relação aos professores, as queixas sinalizadas correspondiam à falta de organização interna e solicitação de oficinas no início do ano letivo. Considerou-se que a proposta deste trabalho foi alcançada, pois proporcionou a todos os envolvidos um espaço de diálogo igualitário, evidenciando a existência de fatores externos ao ambiente educacional e que influenciavam diretamente no desempenho acadêmico e escolha profissional.
Referências
Almeida, L., Marinho-Araujo, C. M., Amaral, A. & Dias, D. (2012). Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Revista da Avaliação da Educação Superior, 17, (3), 899-920. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/8w9yQ7S7Jq4VT9dd8tPGVtG/abstract/?lang=pt
Carvalho, T. O., & Marinho-Araujo, C. M. (2010). Psicologia escolar e orientação profissional: fortalecendo as convergências. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 11(2), 219-228. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902010000200007&lng=pt&nrm=iso
Colesel, A., Borgo, G. M., Zene, C. F., Pereira, M., Camargo, N. C., Wasilewski, P. H., Chaves, W., Silva, E. S. & de Carvalho Cruz, G. (2016). Diálogo entre universidade e jovens de periferia urbana por intermédio da ação extensionista: Desafios para a educação popular. Revista Conexão UEPG, 12(1), 106-117. doi: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0008
Fortes, P. G. S. (2014). Psicologia escolar em organização não governamental: um estudo sobre o perfil profissional. Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Publicado originalmente em 1968.
Guzzo, R. S., Mezzalira, A. S., Moreira, A. P. G., Tizzei, R. P., & Silva Neto, W. M. D. F. (2010). Psicologia e Educação no Brasil: uma visão da história e possibilidades nessa relação. Psicologia: teoria e pesquisa, 26(SPE), 131-141. doi: 10.1590/S0102-37722010000500012
Marinho-Araujo, C. (2010). Psicologia Escolar: pesquisa e intervenção. Em aberto, 23(83), 17-35. doi: 10.24109/2176-6673.emaberto.23i83.%25p
Naves, F. F. (2016). Interfaces entre a psicologia sócio-histórica e a educação popular com adolescentes. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 9(1), 32-49. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202016000100004&lng=pt.
Pina, K. V. (2018). Massificar Sem Democratizar: O Excesso Que Oprime. Educação & Sociedade, 39(142), 39-53. doi: 10.1590/ES0101-73302017101664
Souza, L. G. S., Menandro, M. C. S., Bertollo, M., & Rolke, R. K. (2009). Oficina de orientação profissional em uma escola pública: Uma abordagem psicossocial. Psicologia: ciência e profissão, 29(2), 416-427. doi: 10.1590/S1414-98932009000200016
Spaccaquerche, M. E., & Fortim, I. (2009). Orientação profissional passo a passo. São Paulo: Paulus.
Sparta, M., & Gomes, W. B. (2005). Importância atribuída ao ingresso na educação superior por alunos do ensino médio. Revista brasileira de orientação profissional, 6(2), 45-53. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902005000200005&lng=pt&nrm=iso>
Torres, H. G., França, D., Teixeira, J., Camelo, R. & Fusaro, E. (2013). O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola. Projeto de pesquisa desenvolvido pelo CEBRAP com o apoio da Fundação Victor Civita. Disponível em: https://fundacaotelefonicavivo.org.br/acervo/o-que-pensam-os-jovens-de-baixa-renda-sobre-a-escola/
Vieira, S. L., Maia, M. H., de Matos, K. S. L. & Costa, E. A. (1999). Educação, escola e comunidade: um estudo –piloto no estado do Ceará. Brasília: Projeto Nordeste.