Validação Portuguesa do Inventário de Práticas Docentes para Criatividade na Educação Superior
Palavras-chave:
Medida de Criatividade, Práticas Docentes, Ensino Superior, Percepção de EstudantesResumo
Muito tem sido discutido acerca do papel da educação superior na formação de profissionais aptos a lidar de forma criativa com os desafios que o mundo contemporâneo lhes impõe. Práticas docentes para a promoção da criatividade na educação superior são um alvo a pesquisar, embora se verifique escassez de instrumentos de avaliação. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar, para o contexto português, o Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior, desenvolvido no Brasil. Participaram da pesquisa 582 estudantes universitários. Os resultados apontam um instrumento com 22 itens, a serem respondidos em uma escala likert de 5 pontos, que avalia quatro fatores (Incentivo a Novas Ideias, Clima para Expressão de Ideias, Interesse pela Aprendizagem do Aluno e Avaliação e Metodologia de Ensino). As características psicométricas do instrumento, em termos de precisão e de validade, revelaram-se adequadas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.