Adaptação do Cognitive Estimation Test (CET) ao português brasileiro

Autores

  • Gabriela Peretti Wagner UFCSPA

Palavras-chave:

Cognitive Estimation Test (CET), estimação cognitiva, adaptação de testes.

Resumo

Realizar estimativas cognitivas é uma habilidade que envolve encontrar respostas não imediatamente disponíveis, requerendo processos de raciocínio e resolução de problemas para se chegar a uma alternativa de resposta. Tal habilidade pode ser investigada através do Cognitive Estimation Test (CET). A tarefa existe no idioma inglês, requerendo adaptações para diferentes idiomas. O objetivo do presente estudo foi o de adaptar o CET para o português brasileiro. O CET foi traduzido da versão original, em inglês britânico, e então submetido à análise teórica e empírica. Como resultado do estudo piloto, uma escala de 28 perguntas foi produzida, atingindo níveis de consistência interna de 0,502 (Alpha de Cronbach), 0,584 (split-half), e 0,730 (Guttmann). A tarefa definida no estudo piloto foi então testada em uma nova amostra, obtendo índices de fidedignidade de 0,574 (Alpha de Cronbach), 0,606 (split-half), e 0,747 (Guttman). Uma versão final do CET em português brasileiro foi definida e disponibilizada.

Biografia do Autor

Gabriela Peretti Wagner, UFCSPA

UFCSPA - Departamento de Psicologia
Professora Adjunta - Área de Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica

Publicado

2016-10-03

Como Citar

Wagner, G. P. (2016). Adaptação do Cognitive Estimation Test (CET) ao português brasileiro. Avaliação Psicológica, 14(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9728

Edição

Seção

Estudo Teórico

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