Adaptação Transcultural da The Stigma Scale para o Português Brasileiro: estudo piloto

Autores

  • Nicolas de Oliveira Cardoso Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Breno Sanvicente Vieira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Wagner de Lara Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Irani Iracema de Lima Argimon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

tradução, validação, estigma da doença mental, saúde mental.

Resumo

O estigma da doença mental é apontado como um agravante dos quadros de transtorno mental, sendo recomendada pelo ministério da saúde a realização de pesquisas que auxiliem na identificação e intervenção a este fenômeno. Este estudo teve como objetivo realizar a adaptação transcultural da The Stigma Scale (SS), para o português brasileiro e verificar seus parâmetros psicométricos preliminares. O método deste estudo foi estruturado em cinco etapas: 1) obtenção da permissão para adaptação; 2) tradução do instrumento; 3) síntese e avaliação por especialistas; 4) retrotradução e avaliação por especialistas; 5) estudo piloto. A versão brasileira da SS foi aplicada em 23 pacientes psiquiátricos. O instrumento apresentou boas evidências de validade de conteúdo (k = 0,81) e consistência interna (α = 0,87). Os participantes do estudo piloto não reportaram dificuldades relacionadas à compreensão dos itens. Os autores originais da SS aprovaram a versão brasileira do instrumento.

Biografia do Autor

Nicolas de Oliveira Cardoso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicólogo (ULBRA/2017), possui experiência na área de pesquisas experimentais no campo da Neuropsicofarmacologia. Atualmente é mestrando em psicologia clínica no grupo de Avaliação e Intervenção Psicológica no Ciclo Vital da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenado pela Profa. Dra. Irani Iracema de Lima Argimon. Possui interesse nos seguintes temas: Coping, Estigma, Envelhecimento, Intervenções Tecnológicas, Aspectos Cognitivos e Reserva Cognitiva 

Breno Sanvicente Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mesma universidade onde concluiu o mestrado o doutorado em Psicologia na área de Cognição Humana. Atualmente é bolsista de pós-doutorado na PUCRS, financiado pelo National Institutes of Health através de projeto de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo Grassi-Oliveira. Também é professor e coordenador na faculdade de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil - Canoas (ULBRA Canoas). Possui especialização em Terapia Cognitivo Comportamental. Sua produção é na área de Psicologia e Neurociências. Em especial, tem visado os impactos do Trauma Precoce, Esquizofrenia e Dependência Química no desenvolvimento de processos psicológicos, particularmente na Cognição e Cognição Social. Também trabalha com avaliação psicológica, tendo trabalhos com adaptação e desenvolvimento de instrumentos. Participa do Grupo de Neurociência Cognitiva e do Desenvolvimento (DCNL) e é Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trauma e Estresse (NEPTE). Participa do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia Jovem (SBNPJovem) e é membro fundador do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC) e da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS). 

Wagner de Lara Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicólogo (ULBRA, 2008), Doutor em Psicologia (UFRGS; 2013) e Pós-doutorado como consultor de análise quantitativa de dados e psicometria (UFRGS, 2015). É membro egresso do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP/UFRGS), membro do Grupo de Trabalho (GT) "Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+) e da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS). Atualmente é professor da Escola de Ciências da Saúde, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Compõe a linha de pesquisa Teorias, Técnicas e Intervenções em Psicologia Clínica e é coordenador do Grupo de Pesquisa Avaliação em Bem-estar e Saúde Mental (ABES). Seus projetos de pesquisa organizam-se em três eixos: 1) construção e validade de medidas em bem-estar e saúde mental; 2) preditores e correlatos do bem-estar e da saúde mental; e, 3) métodos inovadores na pesquisa em bem-estar e da saúde mental. Possui interesse nas áreas de psicometria, bem-estar, saúde mental e ciência de dados. 

Irani Iracema de Lima Argimon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Irani Iracema de Lima Argimon é psicóloga (PUCRS, 1979), Especialista em Toxicologia Aplicada (PUCRS, 1990). Possui Mestrado em Educação (PUCRS, 1997) e Doutorado em Psicologia (PUCRS, 2002). Terapeuta Cognitivo-Comportamental certificada pela Fundação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC, 2015). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital, do PPGP da PUCRS desde 2004. Bolsista Produtividade CNPq. Professora Titular dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Professora Titular do Pós-Graduação do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação e Intervenção Psicológica e Validação de Instrumentos Psicológicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ciclo Vital, Envelhecimento Humano, Aspectos Cognitivos e Dependência Química. 

Referências

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Cardoso, N. de O., Vieira, B. S., Machado, W. de L., & Argimon, I. I. de L. (2020). Adaptação Transcultural da The Stigma Scale para o Português Brasileiro: estudo piloto. Avaliação Psicológica, 19(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/17467

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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