EDAO-AR - ESCALA DA EFICÁCIA ADAPTATIVA: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE COM UNIVERSITÁRIOS
Palabras clave:
Qualidade da adaptação, Adaptação Acadêmica, Avaliação PsicológicaResumen
A Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato (EDAO-AR), foi desenvolvida para avaliar a eficácia adaptativa, segundo dois setores da personalidade: Afetivo-Relacional (A-R) e Produtividade (Pr). Este estudo teve como objetivo avaliar a validade interna da escala em universitários. A amostra ficou composta de 257 estudantes. A maioria dos participantes apresentou Adaptação Eficaz. A análise da estrutura fatorial apontou dois fatores teoricamente interpretáveis para a escala A-R e três para Pr. Cada escala reuniu 13 itens com cargas superiores a 0,40 e consistência interna final satisfatória para uma primeira versão do instrumento, com coeficientes alfas de Cronbach, respectivamente, 0,64 e 0,65. Sugere-se desenvolvimento de novos itens para a terceira dimensão da escala A-R e para a escala Pr. Novas pesquisas deverão envolver amostras mais heterogêneas e representativas de várias universidades de diferentes regiões do país.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.