EDAO-AR - ESCALA DA EFICÁCIA ADAPTATIVA: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE COM UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Evandro Morais Peixoto Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Elisa Medici Pizão Yoshida Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Giovanna Corte Honda Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Qualidade da adaptação, Adaptação Acadêmica, Avaliação Psicológica

Resumo

A Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato (EDAO-AR), foi desenvolvida para avaliar a eficácia adaptativa, segundo dois setores da personalidade: Afetivo-Relacional (A-R) e Produtividade (Pr). Este estudo teve como objetivo avaliar a validade interna da escala em universitários. A amostra ficou composta de 257 estudantes. A maioria dos participantes apresentou Adaptação Eficaz. A análise da estrutura fatorial apontou dois fatores teoricamente interpretáveis para a escala A-R e três para Pr. Cada escala reuniu 13 itens com cargas superiores a 0,40 e consistência interna final satisfatória para uma primeira versão do instrumento, com  coeficientes alfas de Cronbach, respectivamente, 0,64 e 0,65. Sugere-se desenvolvimento de novos itens para a terceira dimensão da escala A-R e para a escala Pr. Novas pesquisas deverão envolver amostras mais heterogêneas e representativas de várias universidades de diferentes regiões do país. 

Biografia do Autor

Evandro Morais Peixoto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Doutorando em Psicologia pela mesma universidade. Membro do grupo de pesquisa Avaliação psicológica de potencial humano. Linha de pesquisa: Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica. Possui experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Esporte e Avaliação Psicológica de Atletas, e estudo de processos em Psicoterapia Psicodinâmica Breve.    

Elisa Medici Pizão Yoshida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1989). Fez Pós Doutorado na Université de Montréal, Canadá (1995). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia e na Faculdade de Psicologia entre 1990 e 2013. Presidente do Capítulo Latino Americano da Society for Psychotherapy Research - SPR ( 2007 - 2008). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança em psicoterapia breve e avaliação psicológica.

Giovanna Corte Honda, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente faz doutorado em Psicologia na mesma universidade. Foi membro do grupo de pesquisa Psicoterapia Breve Psicodinâmica: Avaliação de Mudança e Instrumentos de Medida. Linha de pesquisa: Prevenção e Intervenção Psicológica. Possui experiência em Pesquisa em Psicoterapias, Avaliação em Psicoterapia, Mudança em Psicoterapias e Psicoterapia Breve    

Publicado

2016-10-11

Como Citar

Peixoto, E. M., Yoshida, E. M. P., & Honda, G. C. (2016). EDAO-AR - ESCALA DA EFICÁCIA ADAPTATIVA: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE COM UNIVERSITÁRIOS. Avaliação Psicológica, 14(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/10188

Edição

Seção

Relato de Pesquisa