UM OLHAR CRITICO SOBRE OS TESTES DE COMPREENSÃO DE LEITURA
Palabras clave:
compreensão de texto, avaliação de leitura, avaliação psicológica, leituraResumen
A compreensão de leitura é um constructo multidimensional, que envolve processos cognitivos complexos. Embora, os trabalhos científicos tenham apontado a complexidade desse processo, do ponto de vista prático, quando se verifica como a literatura aborda a avaliação da compreensão leitora, há uma tendência a se tratar esse constructo como unidimensional e os testes como equivalentes. O presente artigo pretende discutir criticamente a forma como área tem abordado a avaliação da compreensão leitora. As implicações para pesquisa científica e para prática clínica são discutidas.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.