Construção da escala de estratégias de estimulação do autoconceito acadêmico

Autores/as

  • KARLA LOBOS UNIVERSIDAD SANTO TOMAS
  • CLAUDIO BUSTOS UNIVERSIDAD DE CONCEPCION
  • ALEJANDRO DIAZ UNVERSIDAD DE CONCEPCION
  • FABIOLA SAEZ UNIVERSIDAD DE CONCEPCION

Palabras clave:

interação professor-aluno, autoconceito, construção de teste, psicologia educacional

Resumen

Elaborou-se e avaliou-se o comportamento psicométrico de uma escala de estratégias de estimulação do autoconceito acadêmico associada a comportamentos observáveis da interação professor-aluno. O estudo contou com a participação de 819 alunos do ensino fundamental de 16 escolas de alta vulnerabilidade social na cidade chilena de Concepción. A escala foi construída após uma revisão teórica, a aplicação de dois pilotos com os alunos e uma validação interjuízes. Os resultados de  uma análise exploratória indicam que a escala final, com 15 perguntas, tem uma estrutura de três fatores de primeira ordem (estratégias de capacidade, de procedimentos de trabalho e de participação), que explicam 66% da variância, com um fator de segunda ordem com um ômega hierárquico de 0,89. Esta estrutura é corroborada por uma análise fatorial confirmatória. Observa-se validade concorrente com a subescala de autoestima escolar do Inventário de Autoestima de Coopersmith.

Biografía del autor/a

KARLA LOBOS, UNIVERSIDAD SANTO TOMAS

Coordinadora Area Psicología Educacional.

Departamento de Psicología

Universidad Santo Tomás. Chile.

CLAUDIO BUSTOS, UNIVERSIDAD DE CONCEPCION

DOCENTE

DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA Y SALUD MENTAL

FACULTAD DE MEDICINA

UNIVERSIDAD DE CONCEPCION

ALEJANDRO DIAZ, UNVERSIDAD DE CONCEPCION

DIRECTOR DOCTORADO EN PSICOLOGIA

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGÍA

FACULTAD DE CIENCIAS SOCIALES

FABIOLA SAEZ, UNIVERSIDAD DE CONCEPCION

DOCENTE

DEPRATAMENTO DE PSICOLOGIA

FACULTAD DE CIENCIAS SOCIALES

UNIVERSIDAD DE CONCEPCION

Publicado

2018-04-15

Cómo citar

LOBOS, K., BUSTOS, C., DIAZ, A., & SAEZ, F. (2018). Construção da escala de estratégias de estimulação do autoconceito acadêmico. Avaliação Psicológica, 17(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14125

Número

Sección

Relato de Pesquisa

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