MEDIDA DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL
Palabras clave:
aprendizagem, motivação para aprender, ensino técnico profissional.Resumen
A motivação no contexto escolar é um tema da educação discutido em diferentes espaços e culturas. A pesquisa teve como foco analisar a motivação para aprender em alunos do ensino técnico profissional. O objetivo geral foi a identificação do perfil motivacional para aprender, além da adaptação da escala validada, voltada ao ensino fundamental, possibilitando a utilização para diferente modalidade de ensino. A pesquisa adotou como método a abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional. Participaram 709 estudantes, provenientes de uma instituição privada e de uma instituição pública federal. Os estudantes foram avaliados por meio de um questionário continuum da motivação. Os dados foram organizados em planilha e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial. Os resultados foram discutidos, visando à compreensão e ao mapeamento do perfil motivacional para aprender.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.