Aquisição da Escrita em um grupo de escolares
Palabras clave:
aprendizagem, EAVE, avaliação psicoeducacional.Resumen
Este estudo teve por objetivos avaliar a habilidade de escrita de estudantes de ensino fundamental, bem como identificar eventuais diferenças entre as crianças avaliadas no que se refere ao sexo, série e idade. Participaram 519 estudantes, ambos os sexos, entre 7 e 10 anos (M=9,66; DP=1,5), do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de uma cidade do Recôncavo da Bahia. Os instrumentos aplicados coletivamente, nas crianças cujos pais assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, foram um questionário de identificação dos sujeitos e a Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os resultados permitiram identificar que a pontuação média dos escolares foi de 37,58 (DP=14,09) erros, o que indica que eles apresentaram um desempenho em escrita abaixo do esperado para o nível de escolarização em que se encontram. A pontuação das meninas, em coerência com a literatura, foi significativamente mais baixa que a dos meninos e observou-se que as crianças de 11 anos ou mais obtiveram pior desempenho quando comparadas às de 9 e 10 anos. Ao lado disso, verificou-se, tal como esperado, uma progressão no desempenho dos alunos com o avançar da escolaridade.
Publicado
2016-09-27
Cómo citar
Suehiro, A. C. B., & Hohlenwerger, V. L. (2016). Aquisição da Escrita em um grupo de escolares. Avaliação Psicológica, 13(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9247
Número
Sección
Estudo Teórico
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