Escala de atitudes profissionais do estudante de medicina – validação e propriedades psicométricas.

Autores/as

  • Wilton Santos
  • Jacob Arie Laros Universidade de Brasília
  • Stewart Mennin University of New Mexico

Palabras clave:

Atitude do profissional de saúde, escala de atitude, Graduação em medicina, Análise fatorial, Validação

Resumen

Estudo observacional, de validação, onde uma escala de atitudes com 102 itens foi aplicada em 310 estudantes de diferentes fases do curso de medicina. O instrumento foi submetido à análise fatorial, com objetivo de se redefinir sua estrutura fatorial, o número de dimensões latentes na solução obtida e a consistência interna de cada uma delas. A escala resultante de 50 itens foi composta por 6 fatores (subescalas): F1=comunicação e relações humanas em saúde, F2=ética, F3=aprimoramento profissional, F4=autoavaliação; F5=crenças e F6=determinantes sociais. O Fator Geral, obtido a partir do conjunto desses fatores, foi denominado profissionalismo médico. Os valores de α (Cronbach) variaram de 0,65-0,87, sendo F1 o que obteve maior consistência interna (α=0,87). Assim, a Escala de Atitudes Profissionais do Estudante de Medicina de 50 itens obtida (EAPEM-50) mostrou-se ser um instrumento fidedigno e com evidência de validade relacionada ao construto para avaliação das elementos que compõem o profissionalismo médico.

Biografía del autor/a

Wilton Santos

Doutor em Reumatologia pela UNIFESP. Mestre em Educação para Profissionais de Saúde - MHPE pela Universidade de Maastricht-Holanda/FEPECS. Professor do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde. Programa Educacional de Habilidades e Atitudes.

Jacob Arie Laros, Universidade de Brasília

Pós-Doutor em Psicologia, professor associado do Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, tem como principais áreas de interesse: Avaliação e instrumentação psicológica, avaliação de Programas Educacionais e Sociais, Análise Fatorial e Teoria de Resposta ao Item.

Stewart Mennin, University of New Mexico

Professor Emerito da Faculdade de Medicina da Universidade do Novo México –EUA. Coordenador do Mestrado Internacional em /educação para as Profissões de Saúde - MHPE – Brazil. Consultor na área de educação para as profissões de saúde. Integra a equipe de professores do FAIMER (Foundation for the Advancement of International Medical Education and Research) no Brasil.

Publicado

2016-09-29

Cómo citar

Santos, W., Laros, J. A., & Mennin, S. (2016). Escala de atitudes profissionais do estudante de medicina – validação e propriedades psicométricas. Avaliação Psicológica, 13(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9344

Número

Sección

Estudo Teórico

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.