Construção e evidências de validade da Escala de Motivos para Evasão Universitária

Autores/as

  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel Universidade São Francisco

Palabras clave:

Estudantes universitários, construção do teste, psicometria, teoria de resposta ao item

Resumen

O objetivo deste estudo é relatar a construção dos itens e validação da estrutura interna da Escala de Motivos para Evasão Universitária. A formulação dos itens baseou-se em artigos brasileiros, recuperados de bases de dados digitais, bem como na vivencia de estudantes universitários ativos e evadidos. Os itens foram avaliados por juízes, que sugeriram mudanças de redação e inclusões, sendo que a primeira versão contou com 81 itens, que foram respondidos por 327 estudantes universitários, de instituições públicas e particulares. Com base em análise paralela, foram extraídos sete componentes principais com alfas entre 0,79 e 0,93. Em seguida, os itens foram analisados segundo o modelo de Rasch, sendo que um item mostrou índices de ajuste fora do padrão, e também foi excluído, restando 65 itens. Os resultados são discutidos à luz dos estudos sobre o assunto, sendo ressaltadas sua contribuições, limitações e pesquisas futuras necessárias.

Publicado

2016-10-03

Cómo citar

Ambiel, R. A. M. (2016). Construção e evidências de validade da Escala de Motivos para Evasão Universitária. Avaliação Psicológica, 14(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9706

Número

Sección

Estudo Teórico

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.