INVENTÁRIO DA TRÍADE COGNITIVA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (ITC-CA): ADAPTAÇÃO E PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS

Autores/as

  • Maycoln Leôni Martins Teodoro

Palabras clave:

terapia cognitiva, crianças e adolescentes, avaliação psicológica

Resumen

A tríade cognitiva é um construto relacionado com as visões do indivíduo sobre o self, o mundo e do futuro. O objetivo desse estudo é adaptar e investigar algumas propriedades psicométricas do Cognitive Triad Inventory for Children (Inventário da Tríade Cognitiva para Crianças e Adolescentes - ITC-CA). Participaram 594 crianças e adolescentes de nove a 16 anos (X=12,41, DP=4,95), que completaram o ITC-CA e a Escala de Pensamentos Automáticos para Crianças e Adolescentes (EPA). Os resultados do ITC-CA foram analisados com modelos fatoriais confirmatórios para um, dois, três e seis fatores, que indicaram o modelo com seis fatores como melhor solução. A validade convergente, avaliada pela correlação entre os escores do ITC-CA e da EPA, apresentaram correlações significativas em todos os fatores, variando de -0,54 a 0,63. Os resultados do ITC-CA indicaram propriedades psicométricas adequadas, mostrando assim que este instrumento é apropriado para a investigação da tríade cognitiva.

Publicado

2016-10-03

Cómo citar

Teodoro, M. L. M. (2016). INVENTÁRIO DA TRÍADE COGNITIVA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (ITC-CA): ADAPTAÇÃO E PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS. Avaliação Psicológica, 14(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9713

Número

Sección

Estudo Teórico

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