Evidências de validade e precisão no Teste de Pfister para crianças
Palavras-chave:
Avaliação psicológica, Teste das Pirâmides Coloridas, Desenho da Casa-Arvore-Pessoa.Resumo
Objetivou-se buscar evidências de validade para o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) para crianças e verificar a precisão entre avaliadores. A amostra foi composta por 200 crianças de seis a dez anos, ambos os sexos, de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. O TPC e o HTP, que foi usado como medida externa, foram administrados individualmente, sempre nesta ordem. Os protocolos do HTP das crianças foram classificados em dois grupos extremos de acordo com a ausência ou presença de indicadores de adequação emocional e, em seguida, comparados e correlacionados com o TPC. Nos resultados, o grupo com maior dificuldade para lidar com demandas emocionais pelo HTP apresentou a cor por dupla vermelho e marrom aumentado no TPC. No estudo de precisão entre avaliadores, a concordância entre os dois juízes independentes foi de 88%. Conclui-se que o TPC é um instrumento com evidências de validade e precisão.
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