O PSICÓLOGO ESCOLAR DIANTE DA MEDICALIZAÇÃO: ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.26823/nufen.v14i2.20930Palavras-chave:
Psicólogo Escolar, Medicalização, Psicologia Escolar, Estudantes de PsicologiaResumo
A presente pesquisa objetivou inquirir o papel do psicólogo escolar frente à medicalização a partir da perspectiva de estudantes de Psicologia. A coleta de dados foi realizada em quatro instituições públicas e privadas de um estado do Nordeste e contou com a participação de 501 estudantes, do 3° ao 10° período de psicologia, que responderam a um questionário sobre o papel do psicólogo escolar diante da medicalização. Os dados foram tratados e analisados com auxílio do software Iramuteq. Os resultados mostraram que os alunos compreendem que o psicólogo escolar deve disseminar a compreensão crítica nas instituições, promover outras formas de cuidado e conscientizar sobre o uso racional de medicamentos. No entanto, ainda trazem em suas falas tendências medicalizantes.
Palavras-chave: Psicólogo Escolar; Medicalização; Estudantes de Psicologia.
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