Associação Entre a Síndrome de Burnout, o Estilo de Vida, Ansiedade e Perfeccionismo Entre Professores do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

life style, Perfectionism, Emotional exhaustion, Anxiety disorder

Resumo

Esse estudo transversal analisou a associação entre perfeccionismo, ansiedade, estilo de vida e esgotamento de 245 docentes brasileiros. Os instrumentos foram a escala de ansiedade de Hamilton, o perfil do estilo de vida individual, da escala de perfeccionismo multidimensional e o questionário para a avaliação da síndrome de burnout no trabalho. A análise de dados foi feita através de Kolmogorov-Smirnov, correlação de Spearman e análise de rota (p <0,05). Os resultados mostraram perfeccionismo autodirigido e a relação social mostrou associação com a ilusão para o trabalho. O esgotamento mental associado com o controle do estresse, as relações sociais, a atividade física e a ansiedade, enquanto a indolência demonstrou associação com a relação social, o perfeccionismo, orientado para os outros e socialmente prescrito, e a ansiedade. Estilo de vida, controle do estresse, atividade física) e perfeccionismo socialmente prescrito estiveram associados com a culpa. Concluiu-se que mudanças no estilo de vida e no perfeccionismo dos professores podem ser fatores intervenientes para a redução dos sintomas de burnout.

 

Palavras-chave: estilo de vida, perfeccionismo, esgotamento emocional, transtorno de ansiedade.

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Publicado

2022-01-01

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