Inteligência Emocional e Autoeficácia para Trabalho em Militares da Força Aérea Brasileira
Palavras-chave:
Psicologia aeronáutica, Respostas emocionais, Trabalho.Resumo
Trabalhadores que ocupam cargos militares estão expostos a um nível de exigência maior do que outras profissões, sendo necessário um maior controle emocional. Assim, alta inteligência emocional e autoeficácia podem ser recursos fundamentais para auxiliar em tarefas desempenhadas nestes cargos. Visando a compreender a relação entre estas, o objetivo desse estudo foi analisar a capacidade explicativa da inteligência emocional sobre a autoeficácia em 395 militares da Força Aérea Brasileira, com idades entre 18 e 30 (M = 21,19; DP = 1,75). Estes responderam a Escala de Autoeficácia no Trabalho e ao Inventário de Competências Emocionais, sendo os dados analisados a partir de um modelo estrutural. Os resultados indicaram correlações positivas, sendo a inteligência emocional capaz de explicar positivamente as dimensões da autoeficácia para o trabalho, isso indica que fatores emocionais podem ser importantes preditores de indicadores cognitivos fundamentais em profissões de alto desempenho.
Palavras-chave: psicologia aeronáutica, respostas emocionais, trabalho.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.