Análise Fatorial Exploratória e Hierárquica da Escala Triangular do Amor

Autores

  • José Augusto Evangelho Hernandez Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Psicologia do amor, Paixão, Intimidade, Compromisso, Psicometria

Resumo

As análises fatoriais da Escala Triangular do Amor de Sternberg (ETAS), que teoricamente possui três componentes, têm extraído um primeiro fator que explica a maior parte da variância, revelado cross loadings em diversos itens e elevadas correlações entre fatores. Alguns pesquisadores postularam a unidimensionalidade da medida. Outros, tentando superar os problemas psicométricos definiram versões reduzidas (ETAS-R). O estudo atual reexaminou a ETAS e a ETAS-R com duas amostras de 937 e 817 do sul e do sudeste do Brasil, respectivamente, buscando contribuir para a clarificação da complexidade fatorial das escalas. Os escores foram submetidos às Análises Fatoriais Exploratórias e Hierárquicas. Para a ETAS apareceram fortes evidências da existência de uma dimensão geral em detrimento das dimensões específicas e para a ETAS-R, uma solução de segunda ordem e três fatores de primeira ordem com itens representando equilibradamente as dimensões geral e específica.

Biografia do Autor

José Augusto Evangelho Hernandez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto DE do Departamento de Fundamentos da Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2016-10-18

Como Citar

Hernandez, J. A. E. (2016). Análise Fatorial Exploratória e Hierárquica da Escala Triangular do Amor. Avaliação Psicológica, 15(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11188

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.