Estabilidade temporal dos escores de interesses profissionais: estudo longitudinal
Keywords:
psicometria, estudantes de ensino médio, desenvolvimento profissional, orientação vocacional, interesses profissionaisAbstract
Estudos longitudinais para investigação dos interesses profissionais não são frequentes no contexto nacional. O presente estudo teve como objetivo analisar a estabilidade temporal das dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional – EAP e dos escores de nitidez e elevação. Foram utilizados os dados de 96 estudantes, obtidos por meio de três aplicações, uma a cada ano do Ensino Médio. Verificaram-se coeficientes moderados de estabilidade para as dimensões e para os índices de nitidez, e fracos para elevação. Uma análise de variância evidenciou a estabilidade dos escores, com leve aumento dos níveis de nitidez. Ressalta-se que ao analisar os resultados é necessário considerar aspectos teóricos relacionados aos interesses profissionais e a estratégia de construção do instrumento.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.