Estabilidade temporal dos escores de interesses profissionais: estudo longitudinal

Autores/as

  • Karen Cristina Alves Lamas Universidade Salgado de Oliveira-JF
  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco

Palabras clave:

psicometria, estudantes de ensino médio, desenvolvimento profissional, orientação vocacional, interesses profissionais

Resumen

Estudos longitudinais para investigação dos interesses profissionais não são frequentes no contexto nacional. O presente estudo teve como objetivo analisar a estabilidade temporal das dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional – EAP e dos escores de nitidez e elevação. Foram utilizados os dados de 96 estudantes, obtidos por meio de três aplicações, uma a cada ano do Ensino Médio. Verificaram-se coeficientes moderados de estabilidade para as dimensões e para os índices de nitidez, e fracos para elevação. Uma análise de variância evidenciou a estabilidade dos escores, com leve aumento dos níveis de nitidez. Ressalta-se que ao analisar os resultados é necessário considerar aspectos teóricos relacionados aos interesses profissionais e a estratégia de construção do instrumento. 

Biografía del autor/a

Karen Cristina Alves Lamas, Universidade Salgado de Oliveira-JF

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco; Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Docente da Universidade Salgado de Oliveira-JF.

Ana Paula Porto Noronha, Universidade São Francisco

Doutora em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora associada doutora da Universidade São Francisco.

Publicado

2018-04-15

Cómo citar

Lamas, K. C. A., & Noronha, A. P. P. (2018). Estabilidade temporal dos escores de interesses profissionais: estudo longitudinal. Avaliação Psicológica, 17(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14410

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.