Indicadores de Validade de uma Medida para Situações Consideradas Difíceis para Psicólogos
Keywords:
Habilidades Sociais, estudantes universitários, contexto clínicoAbstract
Este estudo objetivou construir um instrumento de Habilidades Sociais para situações interpessoais difíceis no contexto clínico para universitários de Psicologia. A elaboração dos itens baseou-se na literatura e em entrevistas com estagiários da área clínica, tendo passado por uma avaliação de juízes, que resultou uma escala com 36 itens, aplicada a 358 estagiários de Psicologia. O número de fatores foi definido com base na análise paralela e na consistência teórica e utilizou-se rotação oblíqua na análise fatorial exploratória. Os resultados indicaram 20 itens distribuídos em três fatores, a saber: Quebra de regras acordadas; Fuga e Invasão; e Problemas Pessoais Graves. O grau de consistência interna variou de 0,88 a 0,93 e os indicadores psicométricos possibilitam o uso da medida para identificação das situações consideradas difíceis no estágio clínico universitário. O instrumento pode ser útil no desenvolvimento de habilidades nos estudantes e planejamento de carreira de psicólogos clínicos.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.