Construção e evidências de validade da Escala de Motivos para Evasão Universitária
Keywords:
Estudantes universitários, construção do teste, psicometria, teoria de resposta ao itemAbstract
O objetivo deste estudo é relatar a construção dos itens e validação da estrutura interna da Escala de Motivos para Evasão Universitária. A formulação dos itens baseou-se em artigos brasileiros, recuperados de bases de dados digitais, bem como na vivencia de estudantes universitários ativos e evadidos. Os itens foram avaliados por juízes, que sugeriram mudanças de redação e inclusões, sendo que a primeira versão contou com 81 itens, que foram respondidos por 327 estudantes universitários, de instituições públicas e particulares. Com base em análise paralela, foram extraídos sete componentes principais com alfas entre 0,79 e 0,93. Em seguida, os itens foram analisados segundo o modelo de Rasch, sendo que um item mostrou índices de ajuste fora do padrão, e também foi excluído, restando 65 itens. Os resultados são discutidos à luz dos estudos sobre o assunto, sendo ressaltadas sua contribuições, limitações e pesquisas futuras necessárias.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.